Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1857
Title: Estudo das aluviões do Baixo Mondego baseado nos métodos de prospecção eléctrica e electromagnética
Authors: Seabra, Álvaro Ernesto Ribeiro de Oliveira de 
Keywords: Geofísica Aplicada
Issue Date: 25-Oct-1995
Citation: SEABRA, Álvaro Ernesto Ribeiro de Oliveira - Estudo das aluviões do Baixo Mondego baseado nos métodos de prospecção eléctrica e electromagnética. 2 vols., Coimbra, ed. aut., 1994.
Abstract: A-OBJECTIVOS: A região estudada vai desde os Campos do Bolão e S. Martinho, nas proximidades de Coimbra, até aos campos a oeste de Montemor-o-Velho, cobrindo uma área de 120 Km2, teve como objectivos: 1 - A definição da morfologia do “bedrock” subjacente às aluviões do Mondego, o que significa uma achega para a compreensão da história geológica recente; 2 - O acrescentado reconhecimento da tectónica que afectou a região, com a redução da indeterminação das falhas prováveis admitidas na cartografia e observadas na fotografia aérea; 3 - O reconhecimento de alguns paleoleitos do Rio Mondego; 4 - O dimensionamento das propriedade eléctricas das camadas aluvionares superiores, as quais poderão ser aproveitadas para fazer a sua classificação, em termos de potencialidades agrícolas. 5 - A modelação de uma estrutura que poderá servir como base física para o estudo hidrogeológico deste vasto corpo aluvionar e para orientar qualquer prospecção de inertes. B - METODOLOGIA - Utilizou-se um resistivímetro BISON 2390 e outro por nós construído (RCC). Utilizou-se os dispositivos, Schlumberger Shlumberger o Wenner e o Diplo-diplo para os pseudo-cortes de resistividade, bem como dois métodos electromagnéticos distintos: EM-31 e o EM-16R. Foram compatibilizados os diferentes «software» utilizados com o AUTOCAD. Foram definidas as 4 zonas em que foi dividida a área em estudo; C - RESULTADOS - Estes expressam-se essencialmente por 24 mapas que incluem nomeadamente: 1 - os planos de posição integrando as sondagens eléctricas correlacionadas e perspectivadas; 2 - os grandes perfis de resistividades, 3 - o plano de falhas com cartas de anisotropia vertical e das bi-resistividades perspectivadas; 4 - as cartas de resistividades aparentes e das resistividades e das espessuras deduzidas dos métodos eléctricos e electromagnéticos utilizados (EM-16 e EM-31); 5- os pseudo-cortes e sua localização integrada com leitos conhecidos a partir dos meados do século XVIII; 6 - uma carta de isóbates do «bedrock» ou isópacas do corpo aluvionar, a qual visualiza a sua configuração.
Description: Tese de doutoramento em Engenharia Geológica (Geofísica Aplicada) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologias da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1857
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Terra - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 20

702
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.