Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18475
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dc.contributor.advisorSenra, Cristina-
dc.contributor.authorRodrigues, Isabel Cristina Moreira-
dc.date.accessioned2012-03-07T10:13:27Z-
dc.date.available2012-03-07T10:13:27Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/18475-
dc.descriptionDissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física.por
dc.description.abstractA qualidade dos cuidados de saúde, educação e suporte comunitário permite às crianças e adultos com síndrome de Down fazer uma diferença real no seu progresso ao longo das suas vidas (Buckley, 2000). Como tal, desenvolver e fomentar habilidades sociais nas pessoas com síndrome de Down, com fim a melhorar as suas possibilidades de integração social em geral, tem sido uma preocupação actual (Penide, 2003). O objectivo deste estudo assume como papel fundamental o comportamento e os jovens adultos com síndrome de Down, na aula de jogging aquático, relacionado especificamente com a sociabilidade e a música. A amostra deste estudo é constituída por 7 indivíduos com síndrome de Down da APPACDM, em que 3 são do género feminino e os outros 4 do género masculino. A média de idades é de 27,29 anos. Foram consideradas como variáveis dependentes 8 itens de Socialização, e como varáveis independentes as características físicas, a música e o tipo de exercício. De forma a podermos abordar estes assuntos foi utilizado um questionário de natureza biossocial (oito perguntas de resposta rápida, relacionadas com o tipo de exercício, o gosto pela água e pela música e as actividades de grupo; e uma pergunta de carácter mais aberto, direccionada para os gostos pessoais), as filmagens das 8 aulas e a tabela de observação da ocorrência dos acontecimentos. Como grandes conclusões verificámos que estas pessoas preferem actividades realizadas em grupo, e que estas influenciam os níveis de sociabilidade destes indivíduos; quando as aulas são realizadas com música denota-se uma alteração nos níveis emocionais destas pessoas, tornando-se assim, mais divertidos; verificámos ainda que o medo e a inibição se vai desvanecendo ao longo das aulas e o contacto com os materiais existentes na piscina aumenta. Uma das sugestões que propomos para futuros estudos nesta área é estender este estudo a pessoas portadoras de outro tipo de deficiência.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSíndrome de downpor
dc.subjectJogging aquáticopor
dc.titleAnálise de parâmetros comportamentais em jovens adultos com síndrome de Down, nas aulas de Jogging Aquáticopor
dc.typebachelorThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypebachelorThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
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