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https://hdl.handle.net/10316/18475
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Senra, Cristina | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Isabel Cristina Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2012-03-07T10:13:27Z | - |
dc.date.available | 2012-03-07T10:13:27Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/18475 | - |
dc.description | Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física. | por |
dc.description.abstract | A qualidade dos cuidados de saúde, educação e suporte comunitário permite às crianças e adultos com síndrome de Down fazer uma diferença real no seu progresso ao longo das suas vidas (Buckley, 2000). Como tal, desenvolver e fomentar habilidades sociais nas pessoas com síndrome de Down, com fim a melhorar as suas possibilidades de integração social em geral, tem sido uma preocupação actual (Penide, 2003). O objectivo deste estudo assume como papel fundamental o comportamento e os jovens adultos com síndrome de Down, na aula de jogging aquático, relacionado especificamente com a sociabilidade e a música. A amostra deste estudo é constituída por 7 indivíduos com síndrome de Down da APPACDM, em que 3 são do género feminino e os outros 4 do género masculino. A média de idades é de 27,29 anos. Foram consideradas como variáveis dependentes 8 itens de Socialização, e como varáveis independentes as características físicas, a música e o tipo de exercício. De forma a podermos abordar estes assuntos foi utilizado um questionário de natureza biossocial (oito perguntas de resposta rápida, relacionadas com o tipo de exercício, o gosto pela água e pela música e as actividades de grupo; e uma pergunta de carácter mais aberto, direccionada para os gostos pessoais), as filmagens das 8 aulas e a tabela de observação da ocorrência dos acontecimentos. Como grandes conclusões verificámos que estas pessoas preferem actividades realizadas em grupo, e que estas influenciam os níveis de sociabilidade destes indivíduos; quando as aulas são realizadas com música denota-se uma alteração nos níveis emocionais destas pessoas, tornando-se assim, mais divertidos; verificámos ainda que o medo e a inibição se vai desvanecendo ao longo das aulas e o contacto com os materiais existentes na piscina aumenta. Uma das sugestões que propomos para futuros estudos nesta área é estender este estudo a pessoas portadoras de outro tipo de deficiência. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Síndrome de down | por |
dc.subject | Jogging aquático | por |
dc.title | Análise de parâmetros comportamentais em jovens adultos com síndrome de Down, nas aulas de Jogging Aquático | por |
dc.type | bachelorThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
item.openairetype | bachelorThesis | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
Appears in Collections: | FCDEF - Vários |
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