Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18436
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dc.contributor.advisorRamos, Susana-
dc.contributor.authorNeves, Isa Adriana Gonçalves Carvalheira Patrício das-
dc.date.accessioned2012-03-02T10:49:16Z-
dc.date.available2012-03-02T10:49:16Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/18436-
dc.descriptionDissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física.por
dc.description.abstractO presente estudo teve como objectivo conhecer o nível de stress docente nos professores estagiários da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC) do ano lectivo 2003/2004, assim como apontar as suas principais fontes, sintomas e consequências. A amostra foi constituída por 63 indivíduos do 5º ano da FCDEF-UC, com idades compreendidas entre os 21 e os 27 anos, sendo a média de idades de 22,67 anos, todos eles professores estagiários em escolas do centro do país. Os instrumentos de medida por nós utilizados foram o Questionário de Opinião a Professores de Educação Física (QOPEF) e a Escala Portuguesa de Stress Ocupacional para a Docência (EPSO-D). O tratamento dos dados foi realizado no programa estatístico SPSS, versão 11.5, tendo sido utilizadas técnicas de estatística descritiva, onde apresentamos, para as variáveis quantitativas, tabelas de estatística descritiva e de frequência, enquanto que para as variáveis qualitativas, apresentamos apenas tabelas de frequências. Com base nos resultados obtidos verificámos que as fontes de stress mais relevantes para os professores estagiários de EF estão relacionadas com o estatuto profissional, com o conteúdo do trabalho e com a pressão do tempo; os sintomas de stress mais sentidos são a fadiga, a agressividade/irritabilidade e o medo de enfrentar situações difíceis e a sua principal consequência é a insatisfação profissional. Os principais problemas associados ao exercício da profissão docente, a nível somático, são os resfriados e sintomas gripais e as alterações do aparelho fonador e, a nível psíquico, a ansiedade.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEstagiários de educação físicapor
dc.subjectStresspor
dc.subjectProfissão docentepor
dc.titleNivel de stress dos estagiários de educação física da FCDEF-UC : um estudo descritivopor
dc.typebachelorThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairetypebachelorThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sports Sciences and Physical Education-
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