Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18203
Title: Estudo da satisfação profissional dos professores angolanos em função de variáveis sociodemográficas e profissionais
Authors: Munana, Gilsa Ruth 
Orientador: Bidarra, Maria da Graça Amaro
Keywords: Satisfação profissional; Professores
Issue Date: 2010
Serial title, monograph or event: Estudo da satisfação profissional dos professores angolanos em função de variáveis sociodemográficas e profissionais
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Após a revisão bibliográfica no domínio da satisfação profissional na docência, realizámos um estudo com professores angolanos, procurando analisar este fenómeno em função de variáveis sociodemográficas e profissionais. Utilizámos a metodologia de inquérito, recorrendo a um questionário de caracterização sociodemográfica, à Escala de Satisfação Geral no Trabalho (ESGT) adaptada por Silva, Azevedo e Dias (1994), e ao Questionário de Satisfação Profissional do Professor (Teacher Job Satisfaction Questionnaire - TJSQ) de Lester (1982), traduzido e adaptado à população portuguesa por Seco (2000). Quanto aos resultados obtidos podemos concluir que, de uma forma geral, os participantes no presente estudo manifestam satisfação com o trabalho e simultaneamente níveis baixos de desejo de abandono. No entanto, os professores com formação estão mais satisfeitos do que os professores sem formação específica, quer em termos de satisfação geral, quer nos diferentes domínios da satisfação profissional docente, à excepção do factor recompensas pessoais onde não se registam diferenças estatisticamente significativas. Constata-se também que é no ensino primário que existe menor satisfação geral e maior desejo de abandono e que são os professores mais novos que manifestam simultaneamente menos satisfação profissional docente, menos satisfação geral e mais desejo de abandono. Não se registaram diferenças significativas em função do género.
After reviewing literature in the field of job satisfaction in teaching, we conducted a study with Angolan teachers, analyzing this phenomenon in terms of sociodemographic and professional variables. We used the survey methodology, using a sociodemographic questionnaire, the General Satisfaction Scale at Work adapted by Silva, Azevedo e Dias (1994), and the Teacher Job Satisfaction Questionnaire (TJSQ) by Lester (1982), translated and adapted to the Portuguese population by Seco (2000). As for the results we can conclude that, in general, participants in this study expressed satisfaction with their work and simultaneously low levels of desire to abandon it. However, the trained teachers are more satisfied than teachers without specific training, both in terms of overall satisfaction and in different areas of teacher job satisfaction, with the exception of the personal rewards factor, with no statistically significant differences between the teachers groups. The results also show that it is in primary education level that there is less overall satisfaction and greater willingness to abandon job, and the younger teachers are who show simultaneously less teacher job satisfaction, less satisfaction and more general desire to abandon it. There were no significant differences by gender.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/18203
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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