Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18135
Title: A argumentação oral formal em contexto escolar
Authors: Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha 
Orientador: Lopes, Ana Cristina Macário
Santos, Maria Joana de Almeida Vieira dos
Keywords: Ensino de linguas; Lingua portuguesa -- estudo e ensino; Argumentação oral
Issue Date: 15-Jun-2011
Citation: MARQUES, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha - A argumentação oral formal em contexto escolar. Coimbra : [s.n.], 2010
Abstract: Este trabalho pretende promover uma reflexão de cariz teórico-didáctico centrada na argumentação oral desenvolvida em contexto escolar, bem como um definir um conjunto de parâmetros susceptíveis de enquadrar uma abordagem científica do texto argumentativo oral formal. Na primeira parte desta dissertação, após a definição de um conceito de argumentação, elaborado a partir de uma revisão crítica das propostas apresentadas por um conjunto de autores centrais nesta área, pretende-se estudar a forma como se organizam, entre si, os blocos textuais constitutivos de um texto argumentativo, dando ainda destaque à organização interna de um argumento. Centrados, de seguida, numa perspectiva epistémico-ilocutória, trataremos as relações de coerência que se estabelecem no interior do texto argumentativo, distinguindo as que se constroem no âmbito de uma orientação positiva das que se associam à orientação negativa. Estas conexões consubstanciam-se em relações justificativas, conclusivas ou refutativas. Por fim, será promovida uma reflexão centrada na natureza dos argumentos, que permitirá distinguir essencialmente argumentos fundados em dados factuais de argumentos estruturados a partir de crenças. Na área da reflexão didáctica, apresentaremos uma proposta de desenvolvimento da argumentação oral formal em contexto escolar enquadrada no modelo que designaremos por jogo escolar. Este modelo assenta em eixos que permitem distinguir dois níveis de produção textual: o plano simulado e o plano real. A análise do quadro comunicativo que envolve a produção argumentativa em contexto escolar mostrará que a qualidade das produções orais está dependente da distinção e do tratamento de elementos associados a cada um destes níveis. Na segunda parte da dissertação, analisa-se um conjunto de corpora constituídos por textos orais de alunos, pertencentes aos géneros escolares “texto de opinião” e “debate”. As linhas de observação destes textos incidem, teoricamente, no domínio da estruturação argumental, que tem lugar tanto entre blocos textuais como entre segmentos constitutivos do bloco textual argumento. Por intermédio desta análise, procura-se distinguir os domínios onde os alunos revelam um desempenho eficaz daqueles que lhes oferecem dificuldades, de modo a definir estratégias, de natureza didáctica, susceptíveis de enquadrar os processos de ensino da argumentação oral formal. Do cotejo entre a perspectiva teórica e a realidade evidenciada pelos textos produzidos por alunos, extrai-se um conjunto de indicações, que poderão de enquadrar quer a investigação científica em torno deste tipo de produções escolares, quer o desenvolvimento da acção didáctica associada ao ensino da produção de textos argumentativos orais formais.
This dissertation aims to develop a theoretical-didactic reflection centred in oral argumentative texts produced in a school environment and, at the same time, to present a set of guidelines to orientate a scientific approach to the oral argumentative texts produced in a formal context. In the first section of this work, we will present a concept of argumentation, based on the main authors that have worked this subject. We will also study the organization of the text blocks that compose an argumentative text. Finally, we will analyse the internal organization of an argument. By studying the positive and negative argumentative orientation, we will approach the connection processes that exist between the text blocks formed by arguments or counter-arguments and the text block that functions as the conclusion. These connections processes occur at the semantic and pragmatic levels and correspond to a relation of justification, to a conclusive relation or to a relation of refutation. An analysis of the nature of the argument will also be carried out. On this level, we will conclude that an argument is composed mainly of a belief or by a fact. In the scope of the didactic reflection, we will propose a model called school game, where we present the axes to be considered in a production of an oral argumentation and where we distinguish two levels of production: a simulated level and a real level. The concept of school game is supposed to orientate the development of the oral argumentative texts presented in formal contexts. In the second section of the dissertation, we will develop an analysis of the corpora, composed by oral argumentative texts produced by students. These texts belong to the educational genres “opinion text” and “debate”. In these texts we will analyse the structure of the arguments and the argumentative orientation in order to identify the aspects where the pupils reveal difficulties and, consequently, to define strategies to teach the oral argumentation in class, based on the skills and the knowledge shown by the pupils‟ texts. Centred on a theoretical approach and on the reality shown by the students‟ texts, we aim to define paths to guide the scientific research on argumentative educational texts and to orientate the educational action in the context of the production of oral argumentative texts, presented in a formal context.
Description: Tese de doutoramento em Língua Portuguesa: Investigação e Ensino, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/18135
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Português - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
A argumentação oral formal em contexto escolar.pdf3.11 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

1,065
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 5

8,925
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.