Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/18112
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gomes, Carlos Ferreira | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Susana Isabel de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2012-01-04T16:15:26Z | - |
dc.date.available | 2012-01-04T16:15:26Z | - |
dc.date.issued | 2011-11-14 | - |
dc.identifier.citation | Cardoso, Susana Isabel de Jesus - A avaliação da qualidade em agrupamentos de escolas : aplicação do modelo CAF. Coimbra, 2011 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/18112 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Gestão Escolar, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Carlos Ferreira Gomes. | por |
dc.description.abstract | A escola necessita de definir estratégias para melhorar a Qualidade do sistema educativo. A Lei n.º 31/2002, de 20 de Dezembro, aprova o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior e é realçado o carácter obrigatório da autoavaliação. Neste contexto, realizou-se um estudo descritivo e exploratório que envolveu 114 docentes de quatro agrupamentos de escolas. O objetivo principal era conhecer a perceção destes sobre a autoavaliação do agrupamento onde lecionam. Na recolha de dados foi utilizado um questionário e a informação recolhida foi sujeita a tratamento informático com o programa SPSS. Do estudo conclui-se que a autoavaliação é percecionada como uma realidade já existente nos agrupamentos de escolas. Para uma autoavaliação eficaz, é importante a construção de objetivos, projetos, espaços e recursos comuns nos agrupamentos de escolas. A solicitação de auxílio de uma empresa externa embora eficaz apresenta maior dificuldade na implementação das ações de melhoria, não havendo discrepância quanto ao tempo de concretização do processo. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | FEUC | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Autoavaliação | por |
dc.subject | CAF | por |
dc.subject | Ensino não universitário | por |
dc.subject | Qualidade | por |
dc.title | A avaliação da qualidade em agrupamentos de escolas : aplicação do modelo CAF | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
crisitem.advisor.researchunit | CeBER – Centre for Business and Economics Research | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0001-7071-8833 | - |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado FEUC- Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissert_SusCard_Final.pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
534
checked on Sep 10, 2024
Download(s) 20
1,978
checked on Sep 10, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.