Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18053
Title: Marca Portugal e a sua repercussão na conjuntura contemporânea
Authors: Fonseca, Ricardo Filipe Pimentel. 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Keywords: Identidade de marca; Marca Portugal; Estratégia; Crise financeira; Internacional; Inércia; Imagem
Issue Date: 25-Nov-2011
Publisher: FEUC
Citation: Fonseca, Ricardo Filipe Pimentel - Marca Portugal e a sua repercussão na conjuntura contemporânea. Coimbra, 2011
Abstract: Os princípios fundadores de muitas marcas tiveram a sua origem numa época distante, cujos parâmetros chave da respectiva construção possuem uma relação muito frágil, quer com os observados hoje quer com os que amanha se utilizarão para o efeito, muito embora a lógica de muitas marcas continue, globalmente, a mesma. Esta é basicamente centrada nas noções de diferenciação, identidade da marca, a imagem da marca para com terceiros, valor da marca, inovação e relacionamento. O projecto de promoção da Marca Portugal é já uma realidade, ainda que tenha atravessado, na sua curta história alguns períodos de indecisão, nomeadamente, em relação à melhor estratégia a seguir. Hoje em dia é evidente que a imagem e reputação internacional do nosso país (e da Marca Portugal) estão a ser afectadas pela crise financeira e toda a conjuntura de mercado dela decorrente, algo que, tendo sido construído ao longo de anos, se desmorona ao fim de dias, tal como a confiança entre as pessoas. Aparentemente parece que o nosso destino está traçado para um ciclo negativo cavado por interesses diversos a nível internacional. As marcas dos países são também construídas sobre a reputação, confiança, associações positivas sendo estes os pilares da Marca Portugal que estão a ser desvirtuados. Todos nós temos o dever de contrariar esta inércia para a qual a Marca do nosso país está a ser conduzida, tal como fazemos com o nosso bom nome e reputação pessoal quando estes são atacados. Está na altura de colocarmos estes recursos ao serviço do nosso país. Cada um de nós deve assumir o papel de contrariar estas forças e rescrever o fado que nos foi traçado, não só dando o nosso contributo para que o país melhore a sua performance económico-financeira, mas também agindo como dissuasores de uma imagem negativa que vai-se construindo sobre nós nas opiniões públicas internacionais.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes de Matos Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/18053
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE.pdf12.57 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

372
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

1,000
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.