Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18027
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Patrícia Moura e-
dc.contributor.authorMaia, Isabel Cristina Guerreiro Pimentel-
dc.date.accessioned2011-12-27T14:57:20Z-
dc.date.available2011-12-27T14:57:20Z-
dc.date.issued2011-11-10-
dc.identifier.citationMaia, Isabel Cristina Guerreiro Pimentel - Diagnóstico dos processos de auto-avaliação nas Institutições de ensino público não-superior : a influência da avaliação externa nas práticas de auto-avaliação. Coimbra, 2011por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/18027-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Patrícia Helena Lopes de Moura e Sá.por
dc.description.abstractA Lei nº 31/2002, de 20 de Dezembro, estabeleceu o carácter obrigatório da avaliação das Instituições Públicas de Ensino Não-Superior (IPENS), assumindo a complementaridade entre dois tipos de avaliação na escola: a auto-avaliação e a avaliação externa. Esta última, sob a responsabilidade da Inspecção Geral de Educação (IGE), pretende catalisar uma cultura de auto-avaliação e validar os processos implementados nas escolas, induzindo boas práticas. Contudo, a não indicação pelo legislador de um modelo de auto-avaliação, associada à falta de formação e competências nesta temática por parte dos actores internos à escola e à falta de liderança forte na implementação de todo o processo, explica, em muitas escolas, a fraca sustentabilidade do processo de auto-avaliação. O presente trabalho pretende fazer um diagnóstico dos processos existentes, analisando o nível de envolvimento dos vários actores do sistema educativo e identificando algumas das ferramentas e metodologias utilizadas pelas escolas. Paralelamente, pretende-se verificar que tipo de impacto tem tido a actual avaliação externa, cujo primeiro ciclo acaba de se concluir, na auto-avaliação das escolas. Com esse intuito, foi desenvolvido e administrado um inquérito por questionário a todas as escolas já avaliadas pela IGE, tendo-se obtido resposta de 291 instituições, o que corresponde a uma taxa de retorno de cerca de 40%. Os resultados obtidos permitem afirmar que as escolas estão a aprofundar progressivamente os seus processos de avaliação, abrindo-se cada vez mais a novos grupos e recorrendo a uma maior diversidade de instrumentos. No entanto, existem níveis de maturidade dos processos muito diferenciados, em que não raras vezes a auto-avaliação tem um carácter pouco estruturado e sistemático. Detectaram-se também algumas evidências de que algumas instituições estão a contratualizar externamente todo o processo, o que contraria o desenvolvimento de uma cultura organizacional de qualidade e melhoria, transformando a auto-avaliação num mero cumprimento normativo. Parece, assim, haver necessidade de orientações mais claras, combinadas com um maior comprometimento das lideranças no processo, de modo a tornar a auto-avaliação um processo holístico, sistemático e contínuo, capaz de promover a Excelência nas Escolas.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAuto-avaliaçãopor
dc.subjectInstituições de Ensino Público não Superior;por
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectAvaliação Externa.por
dc.titleDiagnóstico dos processos de auto-avaliação nas Institutições de ensino público não-superior : a influência da avaliação externa nas práticas de auto-avaliaçãopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitResearch Center in Political Science-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6125-5651-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação de Mestrado - ISABEL MAIA.pdf2.3 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

473
checked on Apr 30, 2024

Download(s) 50

451
checked on Apr 30, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.