Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18016
Title: A voz dos professores: momentos significativos da profissão e sua partilha
Authors: Canas, Maria Madalena da Silva 
Orientador: Pessoa, Maria Teresa Ribeiro
Rebelo, Maria da Piedade Pessoa Vaz
Keywords: Profissão docente; Desenvolvimento pessoal, professor; Partilha
Issue Date: 2011
metadata.degois.publication.title: A voz dos professores: momentos significativos da profissão e sua partilha
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: O presente estudo visa a caracterização, a partir da voz dos professores, de momentos marcantes positivos e negativos da profissão docente, e do recurso a situações de partilha desses mesmos momentos, como forma de desenvolvimento profissional. Pretendemos conhecer o modo como os professores sentem e vivem a escola, que dilemas/casos lhes vão surgindo no seu dia-a-dia, o que fazem para os analisar e resolver, se e como os partilham com os colegas, com intenção de aprendizagem, colaboração e aprendizagem profissional. O trabalho desenvolve-se em duas partes. Na primeira, procedemos ao enquadramento geral das problemáticas abordadas, realçando o valor da atitude reflexiva dos professores no exercício da sua profissão, como facilitadora de um processo formativo individual que parte de si, das suas vivências e reflexões sobre as mesmas, e se pode estender à partilha dessas situações com os outros, contribuindo para um processo de formação em que a colaboração é fundamental. Nesta primeira parte, abordamos ainda a importância da teoria da flexibilidade cognitiva, das narrativas autobiográficas e da reflexão para a mudança de práticas. Referimo-nos também à escola na pós-modernidade e aos dilemas que caracterizam o dia-a-dia dos professores. Na segunda parte, numa pesquisa de natureza fenomenológicointerpretativa, procuramos conhecer e compreender quais os momentos marcantes, positivos e negativos, das carreiras dos professores, se e o modo como os partilharam e qual a importância que lhes atribuem para o seu desenvolvimento profissional. Procuramos, ainda, conhecer alguns casos/dilemas partilhados por estes professores, e as soluções que puseram em prática para os solucionar. Da análise efectuada, parece-nos de salientar o modo como os professores se sentem a respeito das constantes mudanças, verificadas recentemente, no sistema educativo, nomeadamente as que se prendem com a avaliação de desempenho docente e de currículo, que aparecem como ponto-chave da instabilidade que disseram sentir. Também nos parece de realçar o facto de todos valorizarem a partilha dentro da profissão e a iv considerarem um aspecto importante para o seu desenvolvimento profissional.
The present study aims to characterize, from the teachers’ point of view, the positive and negative moments of the teaching profession, and the use of these same situations of sharing moments, as a form of professional development. We intend to know how teachers live and feel the school, which dilemmas / cases arise in their day-to-day basis and what they do to analyze and solve them, and how teachers share these cases with the intention of professional learning and collaborating with their colleagues. The work unfolds in two parts. At first, we proceed to the general framework of issues addressed, highlighting the value of the reflexive attitude of teachers in the exercise of their profession, as a facilitator of an individual learning process that parts of themselves, their experiences and reflections on them, and how it may extend to sharing these situations with others, contributing to a training process where collaboration is the key. In this first part, we’ll also focus on the importance of the cognitive flexibility theory, the autobiographical narrative and reflection to change practices. We also refer to the post-modern school and the dilemmas that characterize the day-to-day lives of teachers. In the second part, in a research of a interpretative phenomenological nature, we seek to know and understand what are the defining moments of the careers of teachers, both positive and negative, whether or not teachers share and how they share these moments with their professional colleagues and what importance they attach to them for their professional development. We also try to know some cases / dilemmas shared by these teachers, and the solutions they have implemented to solve them. From the analysis, it seems rather important to emphasize how teachers feel about the constant changes, observed recently in the educational system, particularly those associated with the evaluation of teachers’ performance and curriculum, which appear to be the key of their feeling of instability. It also seems relevant to highlight the fact that all value the sharing within their profession and consider it an important aspect for their professional development.
URI: https://hdl.handle.net/10316/18016
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_Madalena_Canas.pdf464.26 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

698
checked on Nov 5, 2024

Download(s)

146
checked on Nov 5, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.