Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/17936
Title: Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
Authors: Ferreira, Tânia Marina Gouveia 
Orientador: Azenha, Maria Emilia
Matos, Laura
Keywords: Ensino da Física - 3º ciclo do ensino básico e secundário; Ensino da Química - 3º ciclo do ensino basico e secundário
Issue Date: Aug-2011
Citation: Ferreira, Tânia Marina Gouveia - Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimbra, 2011
Abstract: Este relatório elaborado no âmbito do Mestrado de Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário reflecte toda a actividade pedagógica e intervenção na comunidade escolar, desenvolvida pelo professor estagiário, ao longo do ano lectivo. O Estágio Pedagógico do qual resulta este relatório decorreu durante o ano lectivo de 2010/2011, na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, sob a Orientação Pedagógica da Dr.ª Laura Matos e Orientação Científica, na Componente de Física, do Professor Dr. Pedro Almeida Vieira Alberto e, na Componente de Química, da Professora Dra. Maria Emília Azenha. O Estágio Pedagógico é uma componente de extrema importância na vida de um futuro professor. Proporciona o primeiro contacto com os alunos e com o ambiente escolar. As actividades desenvolvidas, durante o Estágio Pedagógico, com a devida supervisão dos orientadores, visam fortalecer as capacidades do futuro professor estagiário, permitindo-lhe aprender e evoluir tanto como pessoa, como profissional e adequar-se à prática de ensino. Para tal, foram desenvolvidas várias actividades extra-curriculares, efectuaram-se Projectos de Investigação Educacional, planeamento e concretização de aulas e outras responsabilidades inerentes ao núcleo de estágio. O Relatório é composto por uma introdução, cinco capítulos, uma parte referente à bibliografia, outra aos anexos e um CD contendo o material produzido durante o ano de estágio. Na Introdução reflecte-se sobre o ensino e o papel do professor, referindo-se também os objectivos do estágio. No Capítulo 1 encontra-se o Enquadramento Geral, do qual faz parte uma descrição das condições da escola, uma caracterização da turma do 9º ano de escolaridade onde ocorreu com maior frequência a prática de ensino supervisionado, a caracterização e descrição das actividades extracurriculares promovidas pelo núcleo de estágio e outras actividades das quais o mesmo núcleo participou activamente. No Capítulo 2, denominado Ensino Básico – 9º ano de escolaridade, enunciam-se as orientações curriculares para este nível de ensino, apresenta-se o manual escolar adoptado e aborda-se a planificação e descrição da prática de ensino supervisionada para as componentes de Química e de Física. 5 No Capítulo 3, denominado Ensino Secundário – 10º ano de escolaridade, referem-se as finalidades e orientações curriculares estabelecidas no programa da disciplina de Física e Química A, apresentam-se os manuais escolares adoptados e, tal como no Capítulo 2, descrevem-se a planificação e a descrição da prática de ensino supervisionada para as componentes de Química e de Física. No Capítulo 4 apresenta-se uma síntese dos Projectos de Investigação Educacional I e II que foram desenvolvidos, no decurso do ano lectivo, na componente de Química, no 9º ano, e na componente de Física, no 10º ano. No Capítulo 5 apresentam-se as Considerações Finais mais relevantes, proporcionando uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano. Por fim, apresentam-se as referências bibliográficas utilizadas e os anexos considerados mais relevantes para a leitura e compreensão deste Relatório. PALAVRAS-CHAVE: Formação inicial de professores; Estágio Pedagógico; Ensino da Física e da Química; Mestrado em Ensino
URI: http://hdl.handle.net/10316/17936
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Física - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
tese tania final.pdf4.44 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

277
checked on Jul 8, 2020

Download(s) 50

258
checked on Jul 8, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.