Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17858
Title: O olhar dos e pelos cuidadores : os impactos de cuidar e a importância do apoio ao cuidador
Authors: Saraiva, Dulce Maria Ferraz. 
Orientador: Albuquerque, Cristina
Issue Date: Nov-2011
Publisher: FEUC
Citation: Saraiva, Dulce Maria Ferraz - O olhar dos e pelos cuidadores : os impactos de cuidar e a importância do apoio ao cuidador. Coimbra, 2011
Abstract: No âmbito do Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, construiu-se esta tese de dissertação designada “O olhar dos e pelos cuidadores: os impactos de cuidar e a importância do apoio ao cuidador”. Numa ênfase teórica, diversos estudos referem que “burnout”, “burnot”, “sobrecarga”, condição geralmente associada a meios profissionais de “risco” ligados à saúde e à segurança, pode aplicar-se à exaustão física e mental que atinge uma parte significativa de cuidadores informais, tornando pertinente e prioritário reflectir sobre o cuidar e sobre os apoios, de acordo com o seu próprio olhar crítico. Nesse sentido, este trabalho partiu da questão: em que medida o apoio prestado aos cuidadores informais corresponde às suas reais expectativas e está de acordo com o que perspectivam como ideal na prestação de cuidados a dependentes? Começa por contextualizar a problemática da dependência, da prestação de cuidados em geral e seus impactos, recorrendo a fontes de informação diversas. Entretanto descreve o estudo empírico realizado no contexto geográfico do Concelho de Tondela, centrado no cuidador informal principal, primeiro descritivo e orientado para a obtenção de perfis de cuidadores informais que se salientam pela singularidade da sua situação, através de questionário; depois compreensivo, recorrendo à entrevista desse grupo mais restrito de cuidadores e à análise das narrativas individuais. A título de conclusão, pelo olhar dos cuidadores há distinção entre as respostas existentes e as desejáveis. E ao olhar pelos cuidadores, verifica-se que os apoios têm falhas na adequação aos seus contextos e circunstâncias de cuidar, dificultando o personalizar desses apoios e consequentemente dos cuidados.
Description: Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Cristina Albuquerque.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17858
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE_MISIE_SET2011.pdf2.02 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,343
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 1

14,590
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.