Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17845
Title: A construção da (in)visibilidade da infância quilombola : o papel do Estado e do movimento social
Authors: Silva, Beatriz Caitana da 
Orientador: Hespanha, Pedro
Keywords: Infância quilombola; Visibilidade; Reconhecimento; Identidade; Estado; Movimento social
Issue Date: 24-Oct-2011
Publisher: FEUC
Citation: Silva, Beatriz Caitano da - A construção da (in)visibilidade da infância quilombola : o papel do Estado e do movimento social. Coimbra, 2011
Abstract: O trabalho retoma a trajetória das conceções sobre a infância nas teorias sociais, a partir de uma abordagem interdisciplinar no sentido de deslocar as fronteiras entre as diversas ciências humanas. A proposta é compreender a visibilidade da infância quilombola a partir do reconhecimento das singularidades identitárias nas políticas públicas. A análise recai sobre os factores internos de socialização das crianças e da relação da comunidade com o Estado na definição das políticas. O trabalho parte do pressuposto de um modelo de (in) visibilidade da criança quilombola baseado: na sociologia das ausências e a infância quilombola; nos direitos humanos e os limites no que concerne a diversidade cultural no mundo; na espacialização de políticas distributivas em vez de sinergias entre redistribuição e reconhecimento; e na homogeneização das comunidades e da criança quilombola. As crianças, também herdeiras de uma essência racial, são a expressão da manutenção e preservação dos territórios culturais dos quilombos.
Description: Dissertação de mestrado em Socilogia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Hespanha.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17845
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação_Beatriz_CaitanadaSilva.pdf2.93 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.