Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/17845
Title: A construção da (in)visibilidade da infância quilombola : o papel do Estado e do movimento social
Authors: Silva, Beatriz Caitano da. 
Orientador: Hespanha, Pedro
Keywords: Infância quilombola; Visibilidade; Reconhecimento; Identidade; Estado; Movimento social
Issue Date: 24-Oct-2011
Publisher: FEUC
Citation: Silva, Beatriz Caitano da - A construção da (in)visibilidade da infância quilombola : o papel do Estado e do movimento social. Coimbra, 2011
Abstract: O trabalho retoma a trajetória das conceções sobre a infância nas teorias sociais, a partir de uma abordagem interdisciplinar no sentido de deslocar as fronteiras entre as diversas ciências humanas. A proposta é compreender a visibilidade da infância quilombola a partir do reconhecimento das singularidades identitárias nas políticas públicas. A análise recai sobre os factores internos de socialização das crianças e da relação da comunidade com o Estado na definição das políticas. O trabalho parte do pressuposto de um modelo de (in) visibilidade da criança quilombola baseado: na sociologia das ausências e a infância quilombola; nos direitos humanos e os limites no que concerne a diversidade cultural no mundo; na espacialização de políticas distributivas em vez de sinergias entre redistribuição e reconhecimento; e na homogeneização das comunidades e da criança quilombola. As crianças, também herdeiras de uma essência racial, são a expressão da manutenção e preservação dos territórios culturais dos quilombos.
Description: Dissertação de mestrado em Socilogia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Hespanha.
URI: http://hdl.handle.net/10316/17845
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação_Beatriz_CaitanadaSilva.pdf2.93 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

316
checked on Sep 16, 2019

Download(s) 50

270
checked on Sep 16, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.