Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/17790
Title: | O impacto da responsabilidade social das empresas na implicação do colaborador com o trabalho e o efeito mediador da identificação organizacional | Authors: | Santos, Helder Tiago Plácido dos | Orientador: | Rebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias | Keywords: | Questionário de Identificação e Implicação Organizacional (ASH - Auditoria do Sistema Humano); Escala RSE (Responsabilidade Social das Empresas); Responsabilidade social das empresas; Empresa, responsabilidade social; Identificação organizacional | Issue Date: | 2008 | Serial title, monograph or event: | O impacto da responsabilidade social das empresas na implicação do colaborador com o trabalho e o efeito mediador da identificação organizacional | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | Esta investigação insere-se na temática da Responsabilidade Social
das Empresas (RSE) e teve como principal objectivo estudar o efeito
mediador da Identificação organizacional na relação entre as percepções de
práticas de Responsabilidade Social das Empresas e a Implicação do
colaborador com o trabalho. Neste sentido, foi utilizada uma amostra de 287
indivíduos, provenientes de 13 empresas do sector cerâmico português, que
responderam ao Questionário de Responsabilidade Social das Empresas
(Inverno & Rebelo, 2007) e ao Questionário de Identificação e Implicação
da Auditoria do Sistema Humano (ASH-II) (Quijano, Aparício, Bonavia,
Masip, Navarro & Ruiz, 1999). O estudo das qualidades psicométricas de
ambos os questionários apresentou-os como medidas fiáveis. Para testar a
mediação, seguimos os procedimentos recomendados por Baron e Kenny
(1986). Os resultados indicam que a Identificação organizacional é
mediadora da relação entre as percepções de práticas de Responsabilidade
Social das Empresas e a Implicação do colaborador com o trabalho. As
implicações teóricas e práticas destes resultados são analisadas e discutidas. This research is centred on Corporate Social Responsibility (CSR) and its main purpose was to study the mediating effect of Organizational identification in the relation between employee perceptions about Corporate Social Responsibility practices and employee`s Implication towards work. A total number of 287 individuals from 13 ceramic companies filled out the Corporate Social Responsibility Questionnaire (Inverno & Rebelo, 2007) and the Identification and Implication Questionnaire (ASH-II) (Quijano, Aparício, Bonavia, Masip, Navarro & Ruiz, 1999). The psychometric properties of both questionnaires presented them as reliable instruments. In order to test mediation we followed Baron and Kenny´s (1986) procedures. Results indicate that Organizational identification mediates the relation between the employee perceptions about Corporate Social Responsibility practices and employee Implication towards work. Theoretical and practical implications are discussed. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Psicologia, especialização em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | URI: | https://hdl.handle.net/10316/17790 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Helder Santos.pdf | 534.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 20
698
checked on Oct 15, 2024
Download(s)
101
checked on Oct 15, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.