Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17757
Title: Regras de origem preferencial e controlo de exportação o caso da Bosch Termotecnologia
Authors: Pedro, Sandrine Figueira 
Orientador: Dias, Luís C.
Cruz, Pedro
Issue Date: 8-Nov-2011
Publisher: FEUC
Citation: Pedro, Sandrine Figueira - Regras de origem preferencial e controlo de exportação : o caso da Bosch Termotecnologia, Coimbra, 2011
Abstract: Resumo – Actualmente e com a abertura dos mercados, as empresas exportadoras e importadoras enfrentam novos desafios. Esses desafios passam inevitavelmente pelo cumprimento das regulamentações do Controlo de Exportação e pela adopção das Regras de Origem, estabelecidas tanto a nível nacional como a nível internacional. O Grupo Bosch não é excepção, e para cumprir essas normas, cada fábrica do grupo integra um Export Control Officer (ECO). Neste âmbito, o presente relatório, visa apresentar o trabalho de apoio ao ECO desenvolvido no estágio curricular de seis meses, efectuado na Bosch Termotecnologia S.A, em Aveiro. Esse trabalho prende-se essencialmente com o desenvolvimento de uma ferramenta simples e eficaz de Cálculo de Origem Preferencial dos produtos finais vendidos pela empresa. Neste contexto, o presente relatório é composto por três partes. Numa primeira parte é feita uma descrição sucinta da entidade de acolhimento; numa segunda parte, são apresentados os conceitos de Regras de Origem Preferencial e Controlo de Exportação. Por fim, na terceira parte, é exposta a aplicação prática destes conceitos no contexto empresarial e é descrita a ferramenta desenvolvida para a optimização do Cálculo de Origem Preferencial.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra sob a orientação de Luis Miguel Cândido Dias e Pedro Cruz.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17757
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório_RoO e EC - Bosch Termotecnologia.pdf2.71 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.