Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/17678
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Abreu, Antero | - |
dc.contributor.author | Silva, Mara Raquel Moreira da | - |
dc.date.accessioned | 2011-11-24T14:32:21Z | - |
dc.date.available | 2011-11-24T14:32:21Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/17678 | - |
dc.description.abstract | O Estágio Pedagógico caracteriza-se por um período de formação curricular, onde de forma acompanhada, o estagiário tem a oportunidade de exercer todas as funções de Pedagogo. Nesta etapa o Professor Estagiário deverá aplicar todos os conhecimentos adquiridos até então, sendo também um momento que potencializará inúmeras aprendizagens. O presente documento pretende por um lado descrever de forma aprofundada as actividades que foram desenvolvidas ao longo do ano lectivo em contexto real de ensino, e por outro lado, reflectir sobre as aprendizagens realizadas. Através desta reflexão é possível seleccionar aquilo que será proveitoso ou reajustar o necessário em outras realidades de ensino-aprendizagem ao longo do percurso profissional. Neste âmbito é ainda realizado um paralelo entre o que foram as aprendizagens adquiridas e a sua real aplicabilidade, entre o que os teóricos assumem como certo e o que realmente se adequa à realidade encontrada. A preocupação que persiste é a de ir encontro das necessidades e interesses dos alunos. Deste modo, um ensino centrado no aluno, paradigma construtivista, assume um papel fulcral no seu desenvolvimento curricular. Assim, o envolvimento do mesmo no ambiente de aula, mais propriamente no processo de ensino e aprendizagem, será maior, potencializando o seu sucesso. Toda a prática do Estágio Pedagógico, incluindo a realização deste documento, caracteriza-se pela transição entre o período de formação e o início da profissionalização, podendo afirmar-se que aqui ficam descritos uma grande parte dos conhecimentos adquiridos em todo o processo de formação. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino da educação física | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.title | Relatório Final de Estágio | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.title | Relatório Final de Estágio | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório Final Estágio MaraSilva_2011.pdf | 563.66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
252
checked on Oct 22, 2024
Download(s)
104
checked on Oct 22, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.