Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17668
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPedrosa, Maria Arminda-
dc.contributor.advisorMartins, Décio Ruivo-
dc.contributor.authorRosário, Nuno Filipe Pereira do-
dc.date.accessioned2011-11-24T11:22:10Z-
dc.date.available2011-11-24T11:22:10Z-
dc.date.issued2011-08-
dc.identifier.citationRosário, Nuno Filipe Pereira - Relatório de estágio de mestrado em ensino de Física e de Química: no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimbra, 2011por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/17668-
dc.description.abstractO Relatório de Estágio apresenta-se como o passo final do Estágio Pedagógico englobado no Mestrado em Ensino da Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Pretende integrar uma descrição de todas as actividades desenvolvidas pelo Professor Estagiário e intervenções na comunidade escolar em que participou, bem como sua reflexão sobre elas. As actividades do Estágio iniciaram-se em 1 de Setembro de 2010 e terminaram formalmente em 9 de Junho de 2011, embora o Professor Estagiário tenha acompanhado (por convite e vontade própria) o Conselho de Turma posteriormente realizado. Este Relatório de Estágio é composto por cinco capítulos, referências bibliográficas e anexos. No Capítulo I apresenta-se uma reflexão sobre o ensino de Física e de Química e referem-se alguns objectivos do estágio, o conteúdo de cada capítulo, bem como o enquadramento geral, no qual se descrevem condições da escola e se caracteriza a turma envolvida no ensino supervisionado. No Capitulo II apresenta-se a componente lectiva de Física, a forma como foram organizadas as regências e uma descrição das aulas laboratoriais (nas quais se recolheram dados para o Projecto de Investigação Educacional I). Descrevem-se o primeiro contacto com os alunos e as metodologias e estratégias utilizadas na preparação e leccionação das aulas assistidas, bem como uma reflexão sobre elas. No Capitulo III apresenta-se a componente lectiva de Química, a forma como foram organizadas as regências, uma descrição das metodologia e estratégias utilizadas na preparação e leccionação das aulas assistidas, bem como uma reflexão sobre elas. No Capitulo IV, além do Plano de Actividades do Núcleo de Estágio e dos Conselhos de Turma, refere-se a componente não lectiva, incluindo a assessoria prestada ao Director de Turma, a participação em Reuniões de Directores de Turma e em actividades extracurriculares desenvolvidas, designadamente na semana da Ciência e Tecnologias. No Capitulo V apresentam-se conclusões relativas ao trabalho desenvolvido e implicações para actividades futuras.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da Físicapor
dc.subjectEnsino da Químicapor
dc.subjectEstágio padagógico - relatóriopor
dc.titleRelatório de estágio de mestrado em ensino de Física e de Química : no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundáriopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCFisUC – Center for Physics of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6911-5445-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio 2010_2011.pdf5 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.