Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17662
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFonseca, Pedro-
dc.contributor.authorPimentel, Célia de Jesus-
dc.date.accessioned2011-11-23T15:52:44Z-
dc.date.available2011-11-23T15:52:44Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/17662-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbrapor
dc.description.abstractO presente resumo, realizado no âmbito do relatório final do Estágio Pedagógico no Curso do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos da Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de Coimbra, inserido no 3º e 4º semestres do ano lectivo 2010/2011. Este relatório concretizou-se numa reflexão final relativamente à actividade desenvolvida no nosso Estágio Pedagógico, ao longo deste ano lectivo. Nas actividades de ensino aprendizagem, consideramos três grandes competências profissionais da prática docente: o planeamento do ensino, a condução do ensino aprendizagem (realização) e a avaliação. O planeamento minimiza o erro. O processo ensino aprendizagem deve ser planeado para promover o sucesso e evitar o erro. A realização é o colocar em prática a intervenção pedagógica de acordo com critérios de eficiência pedagógica, destacando-se as seguintes dimensões: instrução gestão, clima/disciplina e decisões de ajustamento. A instrução deve ser clara e objectiva. No que diz respeito à gestão, deve-se maximizar o tempo de aula, elevando o tempo potencial de aprendizagem. A existência de um bom clima de aula contribui para o empenhamento nas actividades e para a melhoria de resultados. Houve determinados momentos em que foi importante realizar decisões de ajustamento. A avaliação descreve conhecimentos, atitudes ou aptidões que os alunos adquiriram. Estas informações contribuem para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem e, também, para apoiar o aluno na procura e alcance do sucesso em Educação Física, no currículo escolar e noutras actividades como recreação, convívio com os colegas e adultos, etc. A ética profissional assume uma importância fundamental no desenvolvimento do agir profissional. Assumimos uma atitude adequada perante os alunos, professores e funcionários. Promovemos valores na comunidade escolar (em especial junto dos alunos): respeito, amizade, cooperação, igualdade, humildade, justiça, entreajuda e compreensão. O estágio pedagógico constituiu uma oportunidade e uma etapa marcante na nossa formação, tanto a nível académico como a nível profissional, permitindo-nos obter um leque de experiências e aprendizagens constantes.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório final de estágiopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Capa Resumo.Abstract.pdf55.21 kBAdobe PDFView/Open
Relatório.pdf276.78 kBAdobe PDFView/Open
Capa e Folha Rosto.pdf57.78 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

344
checked on Sep 24, 2024

Download(s)

277
checked on Sep 24, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.