Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/1759
Título: Gestão distribuída de redes baseada em tecnologia de agentes móveis
Autor: Simões, Paulo Alexandre Ferreira 
Palavras-chave: Engenharia Informática
Data: 13-Mai-2002
Citação: SIMÕES, Paulo Alexandre Ferreira - Gestão distribuída de redes baseada em tecnologia de agentes móveis. Coimbra, 2000, 284 p.
Resumo: As redes de dados e os sistemas de comunicação conheceram uma assinalável evolução durante a última década, assumindo um papel cada vez mais importante na vida individual e no funcionamento das sociedades. De sistemas monolíticos, limitados e restritos a domínios de utilização específicos, passou-se a uma infra-estrutura global onde convergem e coexistem os mais diversos tipos de aplicação. Este aumento de dimensão, complexidade e dinâmica dos sistemas de comunicação conduz à necessidade de mecanismos de gestão cada vez mais funcionais e flexíveis, capazes de garantir o funcionamento de redes abertas, heterogéneas e em constante evolução. As arquitecturas de gestão centralizadas (que no inicio dos anos 90 permitiram criar as primeiras infra-estruturas abertas de gestão) apresentam cada vez maior dificuldade em satisfazer os requisitos actualmente impostos pelos sistemas de comunicações, tornando necessária a exploração de novos paradigmas que sejam mais adaptativos, mais autónomos e mais robustos. Entre esses paradigmas, assume especial destaque a gestão distribuída de redes e sistemas, designação genérica que abrange diversas técnicas alternativas de repartir a lógica de gestão por diversos pontos da rede, procurando dessa forma obter ganhos de escalabilidade, desempenho, flexibilidade e robustez. O presente trabalho visa contribuir para a evolução da gestão distribuída de sistemas e redes, em particular para as soluções baseadas na tecnologia de agentes móveis, um modelo de computação distribuída que, apesar de ainda estar em pleno processo de amadurecimento, apresenta um leque de características potencialmente interessantes no domínio da gestão. Um dos assuntos abordados será o problema da integração entre a tecnologia de agentes móveis e os actuais sistemas de gestão, sem a qual o campo de aplicação deste novo paradigma será drasticamente reduzido. Um outro tema analisado será a administração das infra-estruturas de agentes móveis, propondo-se um modelo de gestão focado na redução dos custos de instalação e manutenção, factor crucial em todos os domínios de aplicação dos agentes móveis. Por último, é avaliado o comportamento dos sistemas de agentes móveis na recolha de informação de gestão – afinal a aplicação de gestão mais frequente. Nesse contexto, serão comparadas diversas técnicas alternativas de distribuição de agentes móveis, prestando-se especial atenção a dois aspectos quantitativos: desempenho e tráfego de rede. O resultado concertado do estudo destes três problemas apontados traduz-se em sistemas de agentes móveis mais adequados para a gestão de redes, com menores custos de exploração e com técnicas de distribuição mais eficientes, isto é, em melhores soluções de gestão distribuída de redes baseada em agentes móveis.
Descrição: Tese de doutoramento em Engenharia Informática apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1759
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Eng.Informática - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

227
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.