Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17579
Title: Arte, crítica e sociedade na obra de Fialho de Almeida
Authors: Rodrigues, Maria Inês Martins Birrento do Nascimento 
Orientador: Homem, Amadeu Carvalho
Oliveira, Fernando Matos
Keywords: Almeida, Fialho de, 1857-1911 -- obra; Sociedade portuguesa -- séc. 19-20
Issue Date: 2010
Citation: RODRIGUES, Maria Inês Martins Birrento do Nascimento - Arte, crítica e sociedade na obra de Fialho de Almeida. Coimbra : [s.n.], 2010.
Abstract: A presente dissertação procura analisar o papel desempenhado por Fialho de Almeida (1857-1911) enquanto crítico da sociedade portuguesa finissecular, actividade marcada pela análise satírica e, por vezes, impiedosa dos seus vários intervenientes. A revisitação do espaço vivencial e criativo do autor ocupa a primeira parte da tese, por ser considerado um aspecto basilar na compreensão do pensamento fialhiano. A expressão artística nacional, nos seus mais diversos géneros e manifestações, entre a literatura, a pintura e o teatro, funciona enquanto campo privilegiado para o escritor repensar o país e constitui, por isso, um dos pontos centrais deste trabalho, sendo o objecto a explorar de modo mais demorado na segunda parte da dissertação. Outro dos focos examinados diz respeito à relação que o projecto crítico de Fialho estabelece com a imprensa do final do século e com os seus protagonistas. Conclui-se que Fialho atribui um lugar de destaque ao teatro enquanto bem cultural ao serviço da sociedade, embora reconheça, simultaneamente, o falhanço dessa missão educativa em contexto português. O cenário negro que traça das artes no final de Oitocentos reflecte a ideia generalizada da decadência do Portugal contemporâneo, opinião que se acentua através da passagem de Fialho pelas redacções dos jornais. Esta experiência revela o carácter panfletário da “esfera pública” oitocentista em Portugal, o que nos permite reconfigurar um retrato do país que apesar de todas as modificações estéticas ocorridas durante o século XIX, se encontra, ainda, longe da modernidade.
___This dissertation seeks to examine the role played by Fialho de Almeida (1857-1911) while critic of Portuguese late nineteenth century society, criticism marked by satirical analysis and, sometimes merciless to its various subjects. The revisiting of the author's living and creative space occupies the first part of the dissertation, because it is considered a fundamental aspect in understanding the fialhiano thought. The National art in its various manifestations, from literature and painting, to theater, serves as a privileged field for the writer to rethink the country and, therefore, constitutes one of the central points of this work and the object explored in the second part of the dissertation. Another item examined is the conexion of Fialho critical project with the late nineteenth century press and its reporters. We conclude that Fialho assigns a prominent place to the theater as a cultural service to society, while recognizing the failure of this educational mission. Fialho’s black scenario of the nineteenth-century art reflects the general idea of Portugal contemporary decadence, a view which is accentuated by his brief stint in newspapers editorial office. This experience illustrates the nature of the pamphleteer "public sphere" in nineteenth Portugal, which allows us to reconfigure a portrait of a country that despite all the aesthetic changes that occurred during this century, is still far from modernity.
Description: Dissertação de mestrado em Estudos Artísticos, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/17579
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Artes - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Ines Rodrigues_Fialho.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

638
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

1,407
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.