Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1754
Title: Contribuição para a aprendizagem por instrução em sistemas de planeamento
Authors: Ferreira, José Luís da Silva 
Orientador: Costa, Ernesto Jorge Fernandes
Keywords: Engenharia Informática
Issue Date: 29-Oct-1999
Citation: Contribuição para a aprendizagem por instrução em sistemas de planeamento. Coimbra, ed. aut., 1999. 292 p.
Abstract: A capacidade de planear é uma característica de alguns agentes inteligentes, envolvendo o raciocínio sobre a utilização de acções, para alcançar objectivos pré-definidos. A capacidade de aprendizagem é outra característica de alguns agentes inteligentes, os quais são capazes de adquirir ou refinar o conhecimento de que necessitam para a resolução de problemas. Raciocinar sobre as acções exige o conhecimento de modelos das mesmas, os operadores, os quais necessitam ser codificados por um utilizador humano, ou adquiridos pelos sistema. Aprender a resolver problemas de planeamento pode envolver a aquisição ou refinamento dos operadores, a reutilização de soluções, ou outros mecanismos que permitam mais eficiência na resolução de problemas. A tese propõe a integração do utilizador no processo de aprendizagem, através de mecanismos de instrução e validação de experiências, como uma solução interessante para o problema da transferência de conhecimento do perito humano para o agente inteligente artificial, não experimentada anteriormente. A aprendizagem por instrução, através de uma estratégia de iniciativa mista, tira partido do utilizador, o qual instrui o agente, valida soluções e apresenta os seus próprios problemas e alternativas de solução. O agente tenta resolver os problemas, através do conhecimento de que dispõe, validando o mesmo, por experimentação, numa interacção dirigida por exemplos concretos de resolução de problemas. A aprendizagem por instrução exige do aprendiz capacidades de observação e de experimentação, iniciativa, e capacidade crítica relativamente à qualidade do que lhe é transmitido. O agente é ainda capaz de aprender com a experiência, mediante a aquisição de macro-operadores, para simplificar a construção de soluções futuras. Assim, a construção dos macro-operadores é guiada pela satisfação de objectivos, através de uma hierarquia que permitirá, utilizando processos adequados, a eficiente construção de novas soluções.
Description: Tese de doutoramento em Engenharia Informática apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1754
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Informática - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

287
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.