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https://hdl.handle.net/10316/1754
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Costa, Ernesto Jorge Fernandes | - |
dc.contributor.author | Ferreira, José Luís da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-05T09:59:34Z | - |
dc.date.available | 2008-12-05T09:59:34Z | - |
dc.date.issued | 1999-10-29 | en_US |
dc.identifier.citation | Contribuição para a aprendizagem por instrução em sistemas de planeamento. Coimbra, ed. aut., 1999. 292 p. | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/1754 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Engenharia Informática apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra | - |
dc.description.abstract | A capacidade de planear é uma característica de alguns agentes inteligentes, envolvendo o raciocínio sobre a utilização de acções, para alcançar objectivos pré-definidos. A capacidade de aprendizagem é outra característica de alguns agentes inteligentes, os quais são capazes de adquirir ou refinar o conhecimento de que necessitam para a resolução de problemas. Raciocinar sobre as acções exige o conhecimento de modelos das mesmas, os operadores, os quais necessitam ser codificados por um utilizador humano, ou adquiridos pelos sistema. Aprender a resolver problemas de planeamento pode envolver a aquisição ou refinamento dos operadores, a reutilização de soluções, ou outros mecanismos que permitam mais eficiência na resolução de problemas. A tese propõe a integração do utilizador no processo de aprendizagem, através de mecanismos de instrução e validação de experiências, como uma solução interessante para o problema da transferência de conhecimento do perito humano para o agente inteligente artificial, não experimentada anteriormente. A aprendizagem por instrução, através de uma estratégia de iniciativa mista, tira partido do utilizador, o qual instrui o agente, valida soluções e apresenta os seus próprios problemas e alternativas de solução. O agente tenta resolver os problemas, através do conhecimento de que dispõe, validando o mesmo, por experimentação, numa interacção dirigida por exemplos concretos de resolução de problemas. A aprendizagem por instrução exige do aprendiz capacidades de observação e de experimentação, iniciativa, e capacidade crítica relativamente à qualidade do que lhe é transmitido. O agente é ainda capaz de aprender com a experiência, mediante a aquisição de macro-operadores, para simplificar a construção de soluções futuras. Assim, a construção dos macro-operadores é guiada pela satisfação de objectivos, através de uma hierarquia que permitirá, utilizando processos adequados, a eficiente construção de novas soluções. | en_US |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | embargoedAccess | eng |
dc.subject | Engenharia Informática | en_US |
dc.title | Contribuição para a aprendizagem por instrução em sistemas de planeamento | en_US |
dc.type | doctoralThesis | en_US |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.fulltext | Sem Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.grantfulltext | none | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
crisitem.advisor.researchunit | CISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra | - |
crisitem.advisor.parentresearchunit | Faculty of Sciences and Technology | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-8460-4033 | - |
Appears in Collections: | FCTUC Eng.Informática - Teses de Doutoramento |
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