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Título: Encaminhamento com qualidade de serviço em redes com diferenciação de tráfego por classe
Outros títulos: Quality of service routing for class-based networks
Autor: Oliveira, Marília Pascoal Curado de 
Orientador: Monteiro, Edmundo Heitor da Silva
Palavras-chave: Engenharia informática; Redes de comunicações
Data: 18-Out-2005
Citação: CURADO, Marília Pascoal - Encaminhamento com qualidade de serviço em redes com diferenciação de tráfego por classe. Coimbra, 2005.
Resumo: A comunicação através da Internet tem assumido novas formas determinadas pelo surgimento de novos tipos de aplicações como a vídeo-conferência, o telefone na Internet e os jogos distribuídos. Tem-se, no entanto, verificado que o serviço de melhor-esforço fornecido pela Internet não é adequado ao suporte desta diversidade de aplicações. No sentido de ultrapassar as limitações inerentes ao serviço de melhor-esforço surgiram várias propostas de sistemas capazes de proporcionar Qualidade de Serviços (QoS) aos diferentes tipos de aplicações emergentes. Embora, nas redes actuais , já existam mecanismos para fornecimento de QoS, a componente de encaminhamento com QoS é um assunto em aberto devido à complexidade do problema. Este trabalho aborda o problema do encaminhamento com QoS em redes onde a diferenciação de tráfego é baseada em classes. Nesse sentido, é proposta uma estratégia de encaminhamento com QoS denominada LCT-QoSR (Laboratory os Communications and Telematics –Quality of Service Routing) e é também proposto um mecanismo de fixação de caminhos denominado CPE (Class-Pinning Election for Loop Free Quality of Quality of Service Routing) para controlo da instabilidade associada a encaminhamento com QoS. Os problemas do encaminhamento com QoS analisados nesta tese e abordados no contexto da estratégia proposta são: a complexidade dos algoritmos para o cálculo de caminhos com determinadas características de Qualidade de Serviço; a sobrecarga introduzida pela realização encaminhamento com Qualidade de Serviço,tanto nos elementos de rede como sistema de comunicação; a incorrecção na informação utilizada na selecção de caminhos com caracteristicas de Qualidade de Serviço; a instabilidade dos percursos selecionados devido à selecção de percursos com base no estado dinâmico da rede. Os resultados da avaliação da estratégia LCT –QoSR /CPE mostraram que satisfaz os objectivos definidos, ao contribuir para uma melhoria do desempenho de tráfego, uma melhor utilização de recursos sem, no entanto, introduzir uma sobrecarga excessiva na rede.
URI: https://hdl.handle.net/10316/1748
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Eng.Informática - Teses de Doutoramento

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