Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/1748
Título: | Encaminhamento com qualidade de serviço em redes com diferenciação de tráfego por classe | Outros títulos: | Quality of service routing for class-based networks | Autor: | Oliveira, Marília Pascoal Curado de | Orientador: | Monteiro, Edmundo Heitor da Silva | Palavras-chave: | Engenharia informática; Redes de comunicações | Data: | 18-Out-2005 | Citação: | CURADO, Marília Pascoal - Encaminhamento com qualidade de serviço em redes com diferenciação de tráfego por classe. Coimbra, 2005. | Resumo: | A comunicação através da Internet tem assumido novas formas determinadas pelo surgimento de novos tipos de aplicações como a vídeo-conferência, o telefone na Internet e os jogos distribuídos. Tem-se, no entanto, verificado que o serviço de melhor-esforço fornecido pela Internet não é adequado ao suporte desta diversidade de aplicações. No sentido de ultrapassar as limitações inerentes ao serviço de melhor-esforço surgiram várias propostas de sistemas capazes de proporcionar Qualidade de Serviços (QoS) aos diferentes tipos de aplicações emergentes. Embora, nas redes actuais , já existam mecanismos para fornecimento de QoS, a componente de encaminhamento com QoS é um assunto em aberto devido à complexidade do problema. Este trabalho aborda o problema do encaminhamento com QoS em redes onde a diferenciação de tráfego é baseada em classes. Nesse sentido, é proposta uma estratégia de encaminhamento com QoS denominada LCT-QoSR (Laboratory os Communications and Telematics –Quality of Service Routing) e é também proposto um mecanismo de fixação de caminhos denominado CPE (Class-Pinning Election for Loop Free Quality of Quality of Service Routing) para controlo da instabilidade associada a encaminhamento com QoS. Os problemas do encaminhamento com QoS analisados nesta tese e abordados no contexto da estratégia proposta são: a complexidade dos algoritmos para o cálculo de caminhos com determinadas características de Qualidade de Serviço; a sobrecarga introduzida pela realização encaminhamento com Qualidade de Serviço,tanto nos elementos de rede como sistema de comunicação; a incorrecção na informação utilizada na selecção de caminhos com caracteristicas de Qualidade de Serviço; a instabilidade dos percursos selecionados devido à selecção de percursos com base no estado dinâmico da rede. Os resultados da avaliação da estratégia LCT –QoSR /CPE mostraram que satisfaz os objectivos definidos, ao contribuir para uma melhoria do desempenho de tráfego, uma melhor utilização de recursos sem, no entanto, introduzir uma sobrecarga excessiva na rede. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/1748 | Direitos: | embargoedAccess |
Aparece nas coleções: | FCTUC Eng.Informática - Teses de Doutoramento |
Mostrar registo em formato completo
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.