Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/1746
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Mendes, Maria Teresa Soares | - |
dc.contributor.author | Gomes, Maria Cristina Coelho de Carvalho de Azevedo | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-05T09:59:52Z | - |
dc.date.available | 2008-12-05T09:59:52Z | - |
dc.date.issued | 2001-06-18 | en_US |
dc.identifier.citation | GOMES, Maria Cristina Coelho de Carvalho de Azevedo - Avaliação e Ciclo de Vida das Aplicações Educativas: Uma Proposta com Base na Análise do Desempenho do Aluno. Coimbra, 2001. 292 p. | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/1746 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Engenharia Informática apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra | - |
dc.description.abstract | A avaliação é um processo fundamental para o desenvolvimento e utilização de aolicações educativas informáticas. Embora a necessidade de considerar a inclusão de mecanismos de avaliação ao longo do ciclo de vida das aplicações seja amplamente recomendadda, a complexidade deste domínio dificulta a sua concretização no terreno, de modo a promover uma efectiva integração entre os processos de desenvolvimento e utilização das aplicações e os processos de avaliação. Este trabalho pretende oferecer contributos pra a avaliação das aplicações educativas, através do desenvolvimento de uma aplicação informática que permita analisar o desempenho dos alunos enquanto trabalham com as aplicações. Face à dimensão do problema optou-se por limitar o presente estudo às aplicações educativas dirigidas pra o ensino das ciências que envolvam ambientes hipermédia e de simulação. No desenvolvimento desta ferramenta informática foram considerados vários domínios de investigação, tentando compatibilizar contribuições da área das Tecnologias da Informação e do Ensino das Ciências para a avaliação das aplicações educativas. Privilegiou-se uma abordagem exploratória e iterativa onde a concepção e implementação dos protótipos foi permeada por vários testes realizados com a população alvo. O desenvolvimento da ferramenta ‘Hiper-Lista’ –uma ferramenta hipermédia de apoio à avaliação de aplicações educativas-, bem como os estudos exploratórios, que se centraram na análise do desempenho dos alunos face a aplicações educativas disponíveis no mercado, fundamentaram uma reflexão sobre critérios gerais de qualidade das aplicações educativas para o ensino das ciências, e permitiram desenvolver um modelo genérico de avaliação. A concepção e desenvolvimento dos protótipos ‘Química na Cozinha’ –um ambiente integrado de hipermédia e simulação- e ‘FAADA’ – uma ferramenta de apoio à análise do desempenho do aluno -, permitiram refinar e validar o modelo de avaliação proposto. Neste sentido tornou-se fundamental as orientações que resultam de vários testes realizados com a população alvo. Pensamos que as facilidades de implementaão e utilização da ferramenta de avaliação proposta, aliada ao topo de análise de desempenho dos alunos que faculta, providenciando informação que integra problemas de usabilidade e aprendizagem, podem ser um contributo importante para as equipas de concepção e desenvolvimento de aplicações educativas nas suas tarefas de avaliação, bem como para professores que recorram à utilização das aplicações em contextos de ensino/aprendizagem. | en_US |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | embargoedAccess | eng |
dc.subject | Engenharia Informática | en_US |
dc.title | Avaliação e Ciclo de Vida das Aplicações Educativas: Uma Proposta com Base na Análise do Desempenho do Aluno | en_US |
dc.type | doctoralThesis | en_US |
item.fulltext | Sem Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.grantfulltext | none | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
Appears in Collections: | FCTUC Eng.Informática - Teses de Doutoramento |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.