Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/1677
Título: Acção do ácido fosfórico no pré-tratamento de superfícies de aço corroídas
Autor: Almeida, Maria Elisabete Moreira de 
Palavras-chave: Ciências dos Materiais; Engenharia Mecânica
Data: 28-Out-1997
Citação: Almeida, Maria Elisabete Moreira de - Acção do ácido fosfórico no pré-tratamento de superfícies de aço corroídas. Lisboa, ed. aut., 1997, 241 p.
Resumo: A acção das soluções de ácido fosfórico como pré-tratamento de superfícies de aço corroídas foi estudada experimentalmente. Para tal foi considerado fundamental conhecer previamente a natureza físico-química das superfícies metálicas sob tratamento com ácido fosfórico, para eventual pintura posterior. O uso de soluções de ácido fosfórico saturadas com hidróxido de alumínio foi também estudado. A situação do problema inerente ao pré-tratamento de superfícies de aço corroídas foi revista. Não só se situou o conhecimento existente à data do início dos trabalhos, como se sistematizou a abordagem do problema considerando os pré-tratamentos divididos em quatro grupos, em função do seu tipo de actuação sobre a ferrugem, nomeadamente, os impregnadores, os estabilizadores, os transformadores e os inertizadores. O estudo experimental foi efectuado usando provetes metálicos construídos com aços de diferentes origens e corroídos em atmosferas artificiais e naturais (rural/urbana, industrial e marinha) por períodos de poucos dias até 24 meses. Após exposição os provetes foram escovados usando uma técnica desenvolvida para o efeito, que permitiu obter de um modo reprodutível, o grau de escovagem C St 2 fixado pela normalização internacional. Os resultados obtidos mostraram que a natureza e eficiência das "películas de conversão" formadas depende fortemente da concentração das soluções de ácido fosfórico usadas e do tempo e condições de exposição das superfícies de aço na atmosfera. Permitiram ainda propor possíveis mecanismos para a sua formação e desempenho.
Descrição: Tese de doutoramento em Engenharia Mecânica (Ciência dos Materiais) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1677
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

519
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.