Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1671
Title: Estudos da química bioinorgânica do vanádio (V) por ressonância magnética multinuclear
Authors: Castro, Maria Margarida Catalão Almiro e 
Keywords: Bioquímica
Issue Date: 22-Jun-1992
Citation: CASTRO, Maria Margarida Catalão Almiro e - Estudos da química bioinorgânica do vanádio (V) por ressonância magnética multinuclear. Coimbra,1991.
Abstract: Com o intuito de investigar alguns dos aspectos da Química Bioinorgânica do Vanádio, no seu estado de oxidação +5, foi feito um estudo da interacção, em solução aquosa, do V(V) com vários tipos de moléculas utilizando a Espectroscopia de Ressonância Magnética Multinuclear. Começou por ser analisada a complexação do vanadato com ligandos modelo do tipo poliaminocarboxilato, contendo 1 a 4 átomos de nitrogénio e 2 a 6 grupos carboxilato como potenciais locais de coordenação, por RMN de 1H, 13C e 51V. Numa tentativa de interpretar o papel biológico do vanádio, particularmente a sua acção sobre determinadas enzimas e nos processos metabólicos que envolvem a transferência do grupo fosfato, foi também estudada a interacção do vanadato com moléculas biologicamente relevantes, como sejam monossacarídeoa, nucleosídeos, 5'-mononucleo-tídeos, ADP e ATP, igualmente por RMN de 1H, 13C, 31P e 51V. Por último, foram realizadas várias experiências para tentar esclarecer o efeito do vanadato em sistemas biológicos, nomeadamente em eritrócitos e corações de rato perfundidos. Em particular, foi feito um estudo da distribuição e transporte iónico transmembranar, especificamente do ião Na+, por espectroscopia de RMN acoplada à utilização de reagentes de desvio paramagnéticos. O complexo Tm(DOTP)5- foi usado pela primeira vez com sucesso neste trabalho, apresentando consideráveis vantagens relativamente aos outros já existentes, sendo ainda, até à data, o reagente de desvio mais promissor em estudos in vivo com órgãos e animais.
Description: Tese de doutoramento em Ciências (Bioquímica) apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1671
Rights: closedAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

146
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.