Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1656
Title: Modulação da actividade dos receptores AMPA por fosforilação : estudo da fosforilação da subunidade GluR4
Authors: Carvalho, Ana Luísa Monteiro de 
Orientador: Pires, Euclides Manuel Vieira
Duarte, Carlos Jorge Bandeira
Keywords: Biologia Molecular; Bioquímica
Issue Date: 26-Apr-1999
Citation: Carvalho, Ana Luísa Monteiro de - Modulação da actividade dos receptores AMPA por fosforilação : estudo da fosforilação da subunidade GluR4. Coimbra, 1998.
Abstract: O glutamato é o principal neurotransmissor excitatório no sistema nervoso central, onde desempenha um papel importante nos processos de aprendizagem e memória, em várias doenças neurodegenerativas e em situações de neurotoxicidade. Os receptores ionotrópicos do glutamato formam um canal iónico permeável a Na+, nalguns casos também a Ca2+, e a activação dos receptores ionotrópicos do glutamato conduz à despolarização da célula pós-sináptica. A actividade dos receptores do glutamato pode ser regulada por adição de grupos fosfato a alguns aminoácidos constituintes dos receptores. No presente trabalho estudou-se a regulação da actividade dos receptores do glutamato do tipo a-amino-3-hidroxi-5-metil-4-isoxazolepropionato (AMPA) por fosforilação. Para o efeito utilizou-se como modelo de estudo uma preparação de células amácrinas da retina em cultura, uma vez que a maioria das sinapses da retina são glutamatérgicas. Nesta preparação, demonstrou-se que a actividade dos receptores AMPA à potenciada por activação da proteína cinase C (PKC). Nas células da retina em cultura, a subunidade dos receptores AMPA predominante é a subunidade GluR4, uma subunidade de características funcionais interessantes : a subunidade GluR4 é a subunidade dos receptores AMPA com uma cinética de dessensibilização mais rápida, estando a sua expressão normalmente associada a neurotransmissão muito rápida. Assim, estudámos a fosforilação da subunidade GluR4 nas células da retina em cultura e também in vitro e in situ, expressa num sistema heterólogo. A subunidade GluR4 dos receptores AMPA é fosforilada nas células da retina em cultura, e a sua fosforilação correlaciona-se com a modulação da actividade dos receptores pela PKC. A produção de mutantes da subunidade GluR4 permitiu identificar dois locais de fosforilação na subunidade GluR4, ambos no terminal carboxílico do GluR4 : a Treonina-830 é fosforilada pela PKC, e Serina-842 é fosforilada tanto pela PKC como pela proteína cinase A (PKA). Estes resultados sugerem que a subunidade GluR4 dos receptores AMPA é modulada por fosforilação.
Description: Tese de doutoramento em Bioquímica (Biologia Molecular) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1656
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

409
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.