Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/16158
Title: Gestão e sustentabilidade no terceiro setor : um estudo de multicasos de ONGs Negras em Salvador-Bahia-Brasil.
Authors: Oliveira, Waldemario Alves de 
Orientador: Mendes, José Manuel
Keywords: Movimento Negro; Terceiro Setor; ONG’s Negras; Gestão e Sustentabilidade
Issue Date: 17-Jul-2011
Publisher: FEUC
Citation: Oliveira, Waldemario Alves de - Gestão e sustentabilidade no terceiro setor : um estudo de multicasos de ONGs Negras em Salvador-Bahia-Brasil. Coimbra, 2011
Abstract: A questão da sustentabilidade tem sido um dos assuntos mais relevantes na agenda das Organizações Não governamentais nas últimas décadas, sobretudo para as organizações não governamentais negras (NEGRONG’S). Este trabalho objetiva entender a dinâmica e o funcionamento da gestão de duas organizações negras em Salvador/Bahia- Brasil: a Associação Cultural Ilê Aiyê e o Instituto Cultural Steve Biko. Essas instituições foram escolhidas por atuarem na questão étnico-racial e na preservação da cultura negra no Brasil; e por localizarem-se na cidade de Salvador, considerada, simbolicamente, a capital da negritude brasileira. Realizou-se uma pesquisa descritiva-qualitativa, na qual foram analisados documentos e entrevistas semiestruturadas com os gestores dessas organizações. A partir dos conceitos centrais da pesquisa – Terceiro Setor – e o relacionamento das ações de gestão das organizações pesquisadas nas dimensões da sustentabilidade, buscaram-se elementos que possibilitassem identificar se há ou não especificidades em termos de gestão e sustentabilidade face aos entraves proporcionados pelo racismo institucional presente na sociedade brasileira. A pesquisa mostrou que essas organizações, em função do seu perfil e por atuarem no enfretamento do racismo e suas manifestações, apresentam especificidades na sua gestão, o que interfere, assim, diretamente na sua sustentabilidade.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de José Manuel Mendes.
URI: https://hdl.handle.net/10316/16158
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Waldemario de Oliveira - Dissertação.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

758
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

456
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.