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Título: Um Programa Educativo Sustentável: Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (1997- 2010)
Autor: Tavares, Ana Cristina 
Palavras-chave: Sustentabilidade; Jardim Botânico; Acções educativas; Modelos pedagógicos
Data: 27-Set-2011
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Os Jardins Botânicos são agentes determinantes na educação das sociedades contemporâneas. Nestes espaços, autênticos refúgios da Natureza, recorrendo aos modelos vivos das suas valiosas colecções, num laboratório natural, estão reunidas condições únicas para exemplificar casos de estudo relevantes (WILLISON, 2004). O ensino da Botânica e da Biologia, com os conteúdos alinhados com os curricula escolares, a total dependência do Homem relativamente às plantas, os principais factores de risco das alterações climáticas, as adaptações dos organismos vivos como inspiração para modelos e soluções a aplicar em situações críticas do nosso dia-a-dia são exemplos de acções educativas. A cidadania moderna impõe o respeito pelo Ambiente como norma essencial de conduta. De um modo envolvente, afável e emotivo, as actividades no jardim devem constituir experiências que deixem memórias gratificantes, novos conhecimentos e valores, conducentes à mudança de atitude, à construção de significados, em interacção e reacção directas com a realidade: pela Educação incentivar para a Acção (EUR22845, 2007; GOMES DA SILVA, 2003; FALK & DIERKING, 2000; HOOPER-GREENHILL, 1999; GIORDAN & SOUCHON, 1997). O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), fundado em 1772 com o objectivo do cultivo e do conhecimento das plantas aromáticas e medicinais (TAVARES, ZUZARTE & SALGUEIRO, 2010:6; ALMEIDA & TAVARES, 1996), iniciou em 1997 um programa educativo, que tem vindo a crescer e hoje contém acções muito variadas (TAVARES, 2008:1; TAVARES, 2005; Web-site: www.uc.pt/jardimbotanico). Neste contexto, pretende-se apresentar e descrever as acções educativas desenvolvidas no JBUC desde Outubro 1997 até 2010. As diversificadas experiências educativas foram testadas em contexto educativo formal e informal, representando temáticas e modelos pedagógicos comprovados. As actividades deste Programa Educativo podem assim ser reproduzíveis em instituições congéneres e de âmbito escolar, quer na formação de professores (os guias), quer no ensino e acompanhamento dos alunos (ou qualquer públicoalvo).
URI: https://hdl.handle.net/10316/16004
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Ciências da Vida - Relatórios Técnicos

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