Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15821
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dc.contributor.advisorGrande, Nuno Alberto Leite Rodrigues-
dc.contributor.authorBaltazar, Rui Vítor Rico-
dc.date.accessioned2011-09-12T08:53:48Z-
dc.date.available2011-09-12T08:53:48Z-
dc.date.issued2011-06-
dc.identifier.citationBaltazar, Rui Vítor Rico - Máquinas urbanas : a adaptação funcional dos grandes equipamentos em obsolescência. Coimbra, 2011.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/15821-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.por
dc.description.abstractEsta dissertação foca-se na importância crescente detida pelos grandes equipamentos urbanos no desenvolvimento e caracterização do espaço da cidade tendo por base o estudo da sua evolução ao longo do tempo. No contexto europeu, pretende-se analisar o nascimento dos grandes equipamentos urbanos no século XIX, as circunstâncias da sua geração e o que os levou a tornarem-se máquinas geradoras de cidade, compreendendo-se o papel original das “máquinas urbanas” no panorama da Europa industrial. Centrando-se, de seguida, no Movimento Moderno e nas suas políticas de organização urbana, explanam-se as alterações do esquema funcional das cidades modernas e o seu efeito nas “máquinas urbanas” a nível programático e de integração no tecido da urbe. Dão-se a entender as consequências de uma nova abordagem à questão da conservação patrimonial que poderia levar grandes equipamentos urbanos a tornarem-se obsoletos. Do mesmo modo, pretende-se analisar as medidas que foram tomadas para retirar as “máquinas urbanas” do estado de obsolescência e as suas repercussões na caracterização e desenvolvimento urbano contemporâneo. A dissertação quer assim expor medidas de reestruturação urbana a partir de uma requalificação, apresentando exemplos contemporâneos concretos de reconversão e adaptação funcional. São analisados quatro exemplos reconhecidos pela crítica, situados em Espanha – o Museu de Arte Contemporânea de Vigo (Vigo); a Estação de Caminho de Ferro da Atocha (Madrid); o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia (Madrid); e o Mercado de Santa Caterina (Barcelona)– que representam apostas na qualificação e dinamização urbanas através da recuperação de grandes equipamentos urbanos. Em paralelo, analisam-se duas propostas de reconversão próximas de experiências pessoais do autor – o Cluster Cultural (Coimbra); e o Museu do Carro Eléctrico (Porto) – que remetem para uma hipotética aplicação de modelos de reconversão no panorama nacional português, utilizando como suporte os ensinamentos teóricos e práticos já consagrados.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEquipamento urbanopor
dc.subjectMorfologia urbanapor
dc.subjectDesenvolvimento urbano, Europa, séc. 19-21por
dc.subjectUrbanismo, Europa, séc. 19-21por
dc.titleMáquinas urbanas : a adaptação funcional dos grandes equipamentos em obsolescênciapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-8897-2741-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado
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