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https://hdl.handle.net/10316/15738
Title: | Structural evaluation of flexible pavements using non-destructive tests | Other Titles: | Caracterização Estrutural de Pavimentos Flexíveis através de Métodos de Auscultação Não Destrutivos | Authors: | Fontul, Simona | Orientador: | Antunes, Maria de Lurdes Baptista Costa Santos, Luís Guilherme de Picado |
Keywords: | Pavimentos flexíveis; Pavimentos rodoviários; Redes neuronais artificiais; Ensaios não destrutivos em pavimentos | Issue Date: | 2004 | Citation: | Fontul, Simona - Structural evaluation of flexible pavements using non-destructive tests. Lisboa: [s.n.], 2004. Tese de Doutoramento. | metadata.degois.publication.title: | Structural evaluation of flexible pavements using non-destructive tests | metadata.degois.publication.location: | Lisboa | Abstract: | The aim of this work is to contribute to the improvement of the methodologies used in
structural pavement evaluation, concerning in particular the backcalculation of layer moduli
based on Falling Weight Deflectometer (FWD) together with Ground Penetrating Radar
(GPR) test results. The main aspects that are dealt with are the application of GPR to
pavement evaluation, the use of FWD data together with layer thickness data obtained from
GPR and the improvement of the efficiency of the backcalculation of pavement layer moduli
using Artificial Neural Networks (ANN).
The advantages in using the GPR equipment, as well as the difficulties that occur during
testing and data interpretation are addressed. Procedures to overcome some of the
problems associated with this technology and to improve the reliability of GPR use are also
recommended.
A methodology for structural pavement evaluation using artificial neural networks, based on
both FWD and GPR test results is presented. The sensitivity of the proposed method to
variations in pavement thickness or to variations in deflections is also addressed.
An application of the proposed method to a runway pavement evaluation is presented. The
analysis of the results showed the suitability and advantages of the proposed methodology
for structural pavement evaluation. From the experience gathered some recommendations
for use of ANN in pavement structural evaluation were drawn, in view of obtaining reliable
results. O objectivo do presente trabalho é o de contribuir para o aperfeiçoamento das técnicas de ensaio e metodologias de análise para a caracterização estrutural de pavimentos, em particular no que se refere à interpretação de resultados de ensaios de carga com deflectómetro de impacto (FWD) conjuntamente com os do radar (GPR). Os principais aspectos abordados são a aplicação do equipamento radar para pavimentos, a utilização resultados obtidos com o deflectómetro de impacto conjuntamente com espessuras das camadas medidas com o radar e a optimização da interpretação dos resultados de carga utilizando redes neuronais artificiais (ANN). Abordam-se as vantagens da utilização do radar e referem-se algumas das dificuldades inerentes à realização de ensaios e interpretação de resultados. São apresentadas recomendações relativas à resolução de alguns problemas relacionados com a utilização deste equipamento, visando a melhoria dos resultados obtidos. Apresenta-se uma metodologia baseada na utilização de redes neuronais artificiais, para a para a caracterização estrutural de pavimentos com base nos resultados obtidos com do deflectómetro de impacto conjuntamente com os do radar. Analisa-se a influência da variação das espessuras das camadas e das deflexões no comportamento da rede neuronal. Apresenta-se um exemplo da aplicação da metodologia proposta na avaliação de um pavimento aeroportuário. A interpretação dos respectivos resultados permitiu verificar a adequabilidade da metodologia proposta na caracterização estrutural de pavimentos. A experiência recolhida com a utilização desta metodologia permitiu extrair algumas recomendações relativas ao uso de redes neuronais artificiais, tendo em vista a obtenção de resultados fiáveis. |
Description: | Tese de doutoramento em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/15738 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FCTUC Eng.Civil - Teses de Doutoramento |
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