Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/15713
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Matos, Laura | - |
dc.contributor.advisor | Alberto, Pedro Vieira | - |
dc.contributor.advisor | Azenha, Maria Emilia | - |
dc.contributor.author | Mota, Inês Margarida Gonçalves da | - |
dc.date.accessioned | 2011-08-22T10:12:20Z | - |
dc.date.available | 2011-08-22T10:12:20Z | - |
dc.date.issued | 2011-07 | - |
dc.identifier.citation | Mota, Inês Margarida Gonçalves da - Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimnbra, 2011 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/15713 | - |
dc.description.abstract | O presente Relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pretende descrever e analisar, numa perspectiva reflexiva, todas as actividades desenvolvidas durante o Estágio Pedagógico realizado, no ano lectivo de 2010/2011, na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra. O Estágio Pedagógico constituiu uma oportunidade muito importante de reflexão, de aprendizagem e de crescimento pessoal e profissional como futura professora. Foi uma oportunidade de desenvolver conhecimentos e competências, mas foi também uma excelente oportunidade de confronto com a realidade profissional nas suas diversas vertentes, desde a gestão científica e pedagógica das componentes curriculares até ao desempenho de diferentes papéis, inerentes à profissão, que um professor tem de desenvolver na escola. Em termos de estrutura, o Relatório aqui apresentado é constituído por uma Introdução e cinco Capítulos. Na Introdução, faz-se uma breve reflexão sobre o actual processo de formação inicial de professores, designadamente sobre a importância da prática de ensino supervisionada. No Capítulo I – Enquadramento Geral – apresenta-se uma breve caracterização da Escola Cooperante, fazendo referência à oferta educativa, à população escolar (alunos, docentes e não docentes) e às principais características das salas destinadas ao ensino da Química e da Física. Apresenta-se, também, uma caracterização da turma do 9º ano de escolaridade onde decorreu, com maior frequência, a prática de ensino supervisionada e descrevem-se as actividades extracurriculares promovidas pelo núcleo de estágio, bem como aquelas em que o núcleo participou de forma cooperativa e activa. No Capítulo II, denominado Ensino Básico – 9º ano de escolaridade, enunciam-se as orientações curriculares para este nível de ensino, apresenta-se o manual escolar adoptado e faz-se referência à planificação e descrição da prática de ensino supervisionada para as componentes de Química e de Física. No Capítulo III, denominado Ensino Secundário – 10º ano de escolaridade, abordam-se as finalidades e orientações curriculares estabelecidas no programa da disciplina de Física e Química A, apresentam-se os dois manuais escolares adoptados e descreve-se a planificação e descrição da prática de ensino supervisionada para as componentes de Química e de Física. No Capítulo IV efectua-se uma breve síntese dos Projectos de Investigação Educacional que foram desenvolvidos, no decurso do ano, na componente de Química, no 9º ano, e na componente de Física, no 10º ano. 5 No Capítulo V apresentam-se as considerações finais mais importantes do trabalho desenvolvido, analisando alguns dos aspectos inerentes à prática de ensino supervisionada e enunciando algumas conclusões. Por fim, apresentam-se as referências bibliográficas utilizadas e os anexos considerados mais relevantes para a leitura e apreciação do presente Relatório. PALAVRAS-CHAVE: Formação inicial de professores; Estágio Pedagógico; Ensino da Física e da Química; Mestrado em Ensino. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino da física | por |
dc.subject | Ensino da química | por |
dc.subject | Formação inicial dos professores | por |
dc.title | Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
crisitem.advisor.dept | Faculty of Sciences and Technology | - |
crisitem.advisor.parentdept | University of Coimbra | - |
crisitem.advisor.researchunit | CFisUC – Center for Physics of the University of Coimbra | - |
crisitem.advisor.researchunit | CQC - Coimbra Chemistry Centre | - |
crisitem.advisor.parentresearchunit | Faculty of Sciences and Technology | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-2754-7642 | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-9495-2592 | - |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Física - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
relatorio de estágio pdf.pdf | 3.2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
381
Visto em 15/out/2024
Downloads
500
Visto em 15/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.