Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/15713
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMatos, Laura-
dc.contributor.advisorAlberto, Pedro Vieira-
dc.contributor.advisorAzenha, Maria Emilia-
dc.contributor.authorMota, Inês Margarida Gonçalves da-
dc.date.accessioned2011-08-22T10:12:20Z-
dc.date.available2011-08-22T10:12:20Z-
dc.date.issued2011-07-
dc.identifier.citationMota, Inês Margarida Gonçalves da - Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimnbra, 2011por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/15713-
dc.description.abstractO presente Relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pretende descrever e analisar, numa perspectiva reflexiva, todas as actividades desenvolvidas durante o Estágio Pedagógico realizado, no ano lectivo de 2010/2011, na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra. O Estágio Pedagógico constituiu uma oportunidade muito importante de reflexão, de aprendizagem e de crescimento pessoal e profissional como futura professora. Foi uma oportunidade de desenvolver conhecimentos e competências, mas foi também uma excelente oportunidade de confronto com a realidade profissional nas suas diversas vertentes, desde a gestão científica e pedagógica das componentes curriculares até ao desempenho de diferentes papéis, inerentes à profissão, que um professor tem de desenvolver na escola. Em termos de estrutura, o Relatório aqui apresentado é constituído por uma Introdução e cinco Capítulos. Na Introdução, faz-se uma breve reflexão sobre o actual processo de formação inicial de professores, designadamente sobre a importância da prática de ensino supervisionada. No Capítulo I – Enquadramento Geral – apresenta-se uma breve caracterização da Escola Cooperante, fazendo referência à oferta educativa, à população escolar (alunos, docentes e não docentes) e às principais características das salas destinadas ao ensino da Química e da Física. Apresenta-se, também, uma caracterização da turma do 9º ano de escolaridade onde decorreu, com maior frequência, a prática de ensino supervisionada e descrevem-se as actividades extracurriculares promovidas pelo núcleo de estágio, bem como aquelas em que o núcleo participou de forma cooperativa e activa. No Capítulo II, denominado Ensino Básico – 9º ano de escolaridade, enunciam-se as orientações curriculares para este nível de ensino, apresenta-se o manual escolar adoptado e faz-se referência à planificação e descrição da prática de ensino supervisionada para as componentes de Química e de Física. No Capítulo III, denominado Ensino Secundário – 10º ano de escolaridade, abordam-se as finalidades e orientações curriculares estabelecidas no programa da disciplina de Física e Química A, apresentam-se os dois manuais escolares adoptados e descreve-se a planificação e descrição da prática de ensino supervisionada para as componentes de Química e de Física. No Capítulo IV efectua-se uma breve síntese dos Projectos de Investigação Educacional que foram desenvolvidos, no decurso do ano, na componente de Química, no 9º ano, e na componente de Física, no 10º ano. 5 No Capítulo V apresentam-se as considerações finais mais importantes do trabalho desenvolvido, analisando alguns dos aspectos inerentes à prática de ensino supervisionada e enunciando algumas conclusões. Por fim, apresentam-se as referências bibliográficas utilizadas e os anexos considerados mais relevantes para a leitura e apreciação do presente Relatório. PALAVRAS-CHAVE: Formação inicial de professores; Estágio Pedagógico; Ensino da Física e da Química; Mestrado em Ensino.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da físicapor
dc.subjectEnsino da químicapor
dc.subjectFormação inicial dos professorespor
dc.titleRelatório de estágio de mestrado em ensino de física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundáriopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCFisUC – Center for Physics of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCQC - Coimbra Chemistry Centre-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-2754-7642-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9495-2592-
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado
Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
relatorio de estágio pdf.pdf3.2 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato simples

Visualizações de página

381
Visto em 15/out/2024

Downloads

500
Visto em 15/out/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.