Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15677
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dc.contributor.advisorDinis, Augusto-
dc.contributor.advisorGomes, Celeste dos Santos Romualdo-
dc.contributor.authorEscalhão, Maria Cristina Pacheco-
dc.date.accessioned2011-08-12T12:50:24Z-
dc.date.available2011-08-12T12:50:24Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationESCALHÃO, Maria Cristina Pacheco - Práticas lectivas para os temas de sismologia e heterotrofia : um estudo de avaliação com alunos do 10º ano de escolaridade. Coimbra : [s.n.], 2010. Dissertação de Mestrado.-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/15677-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ensino de Biologia Geologia, apresentada ao Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO objectivo geral deste estudo consistiu na identificação de possíveis causas que estão na base da baixa taxa de sucesso, na disciplina de Biologia e Geologia do 10º ano, em temas já leccionados ao longo do 3º CEB, nomeadamente Sismologia e Heterotrofia, bem como na proposta de estratégias de superação desse insucesso. Para dar resposta ao problema de investigação foram formuladas, entre outras, as seguintes questões parcelares: A linguagem utilizada nos instrumentos de avaliação será um entrave ao sucesso educativo? A construção dos testes de avaliação na disciplina de Biologia e Geologia será muito distinta da utilizada na disciplina de Ciências Naturais? A metodologia utilizada pelo professor influenciará o desenvolvimento de competências por parte dos alunos? Participaram neste estudo 13 alunos de uma turma do 10º ano do 1º Curso Científico-Humanísticos de uma escola do distrito de Leiria. Para a consecução deste trabalho foi efectuado um enquadramento teórico prévio, que incidiu sobre perspectivas de ensino e metodologia de investigação-acção. Foram construídos e aplicados instrumentos. Os resultados permitiram concluir que: a baixa taxa de sucesso dos participantes poderá dever-se a um não domínio de competências requeridas para quem frequenta o Ensino Secundário, resultante de um Ensino Básico pouco centrado no aluno e nos seus interesses, bem como na quase ausência de actividades práticas em que o aluno deveria ter um papel mais activo; o quadro é um recurso muito válido e os alunos gostam de intervir na construção de resumos e esquemas da matéria; o professor tem um papel muito importante no sucesso dos seus alunos, já que as estratégias por ele utilizadas influenciam as suas aprendizagens; as dificuldades sentidas pelos alunos, na construção de respostas às questões abertas, estão relacionadas com a ausência de familiaridade face a esta tipologia de questão bem como ao grau de exigência na sua estruturação.por
dc.description.abstractThe purpose of this study was to identify possible causes that underlie the low success rate, in the discipline of biology and geology of the 10th year, on topics already covered during the 3rd CEB, including seismology and heterotrophic as well as the proposal strategies to overcome this failure. To tackle the problem of research were formulated, among others, the following issues piecemeal: The language used in the assessment tools will be an obstacle to educational success? The construction of the evaluation tests in the discipline of Biology and Geology will be very different from that used in the discipline of Natural Sciences? The methodology used by the teacher will influence the development of skills by the students? The sample consisted of 13 students in a class for the 10th year of the 1st scientific-humanities course at a school in the district of Leiria. To realize this study was made a theoretical framework in advance, which focused on teaching perspectives and of action research methodology. Instruments were built and applied. The results have shown that the low success rate may be due to a non-mastery of skills required for the attendency of students, in secondary education that results of the basic education is not studentcentered and in their interests; there are few practical activities in which the student has a more active role; the blackboard is a very valid resource and the students like to intervene in the construction of summaries and diagrams of the subjects; the teacher has an important role in the success of his students, since the strategies he uses highly influence their learning; the difficulties experienced by the students in constructing responses to open questions are related to the lack of familiarity with this type of question and the degree of difficulty in its structure.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGeologia -- Ensino -- Sismologiapor
dc.subjectBiologia -- Ensino -- Heterotrofiapor
dc.titlePráticas lectivas para os temas de sismologia e heterotrofia : um estudo de avaliação com alunos do 10º ano de escolaridadepor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titlePráticas lectivas para os temas de sismologia e heterotrofia : um estudo de avaliação com alunos do 10º ano de escolaridadepor
dc.peerreviewedNopor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCentre for Earth and Space Research of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7922-0000-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Ciências da Terra - Teses de Mestrado
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