Title: Trabalho de campo em sistemas cársicos : uma investigação com alunos do ensino básico no âmbito das ciências naturais
Authors: Sequeira, Óscar José Carvalhinho 
Orientador: Henriques, Maria Helena Paiva
Keywords: Geologia -- Ensino
Issue Date: 10-Sep-2010
Citation: SEQUEIRA, Óscar José Carvalhinho - Trabalho de campo em sistemas cársicos : uma investigação com alunos do ensino básico no âmbito das ciências naturais [em linha]. Coimbra : [s.n], 2010. [Consult. Dia Mês Ano]. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW:<http://hdl.handle.net/10316/15655>
Abstract: Existe actualmente um amplo consenso entre os professores dos diversos níveis educativos e investigadores, acerca da importância que têm as actividades de campo para a aprendizagem das Ciências Naturais. Todavia, este consenso nem sempre se traduz na prática, na realização de saídas de campo e, quando estas ocorrem, assumem por vezes, um carácter tradicional do tipo “excursionista”. A presente investigação refere-se à concepção, implementação e avaliação de uma intervenção educativa, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, centrada em Trabalho de Campo, numa perspectiva inovadora, envolvendo uma turma de alunos do 7º ano de escolaridade (12 a 14 anos), de uma escola do Ensino Básico do distrito de Aveiro. A intervenção realizou-se na sala de aula / laboratório e campo, durante o 3º período lectivo, ao longo de 6 sessões, em torno da temática curricular “Dinâmica Externa da Terra” - “Paisagens Geológicas”-, em particular, dos processos e agentes envolvidos na modelação dos sistemas cársicos, cujas expressões na paisagem os alunos tiveram oportunidade de observar e reconhecer, através da realização de Trabalho de Campo, em pequenos grupos, centrado nas Serras Calcárias de Condeixa-Sicó- -Alvaiázere. Do ponto de vista da metodologia, o estudo delineado, tem uma natureza essencialmente qualitativa, do tipo estudo de caso, em que a recolha de dados foi realizada através da observação directa, diário do professor, questionário de diagnóstico, análise ao conteúdo das fichas de trabalho realizadas pelos alunos e questionário de avaliação da intervenção. Para além da utilização de métodos de natureza qualitativa, foram integrados outros, de natureza quantitativa, sob a “forma de estatística descritiva”. Os resultados do estudo mostram que o Trabalho de Campo desenvolvido numa perspectiva activa e inovadora, articulando actividades realizadas na sala de aula / laboratório e campo, parece contribuir para uma adequada integração de conceitos e ideias promotoras de aprendizagem. A mesma ideia é corroborada pelos alunos que reconhecem no Trabalho de Campo uma alternativa às estratégias de ensino tradicionais, mais teóricas e “livrescas”. O trabalho cooperativo foi também valorizado pelos alunos, designadamente no seu contributo para a aprendizagem e partilha de ideias, bem como na entreajuda dos pares.
Nowadays most teachers and researchers agree that field activities are very important on science education. However, field activities are not as implemented as necessary, and when they happen, most of the times they end up being just an “excursionist” type of school trip. This research is about the conception, implementation and assessment of a science education intervention, focused on fieldwork, aiming an innovative perspective, with a 7th grade class (ages between 12 and 14) from a Basic School located in Aveiro region. This intervention took place in the classroom/laboratory and in the field, during the third term of the school year. It included six sessions in the school related to the topic “Earth External Dynamics” – “Geological Landscapes”, mainly concerning the processes and agents involved in the shaping of the karst systems, whose effects in the landscapes could be observed and recognized by the students in the field. In order to achieve such purposes they undertook a fieldwork journey, organized in small groups, around the calcareous outcrops of Condeixa-Sicó-Alvaiázere. As far as methodology is concerned, this study has had mainly a qualitative component, as a case study, in which the data was assembled through direct observation, teacher’s diary, diagnostic questionnaire, analysis of the contents of worksheets solved by the students and a final questionnaire to assess the intervention. Besides the qualitative methods some quantitative ones have also been used in the form “descriptive statistics “. The study results show that fieldwork taken in an innovative and active perspective, articulating tasks both developed in the classroom/laboratory and in the field seems to be very important to achieve a great deal of adequate ideas which improve the students’ abilities to learn. Students themselves agree to this conclusion. They consider that fieldwork represent a good alternative to traditional and theoretical teaching strategies. On the other hand they have also enjoyed the collaborative work, and emphasized its importance for learning and sharing ideas, as well as it relevance as promoter of opportunities to help each other.
Description: Dissertação de mestrado em Ciências da Terra, apresentada ao Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/15655
Rights: openAccess
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