Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/15633
Title: O processo de RVCC de nível secundário e a orientação para a aprendizagem ao longo da vida
Authors: Pereira, Celina Maria 
Orientador: Oliveira, Albertina Lima de
Keywords: Processo de reconhecimento, validação e certificação de competências; Educação de adultos
Issue Date: 2010
Serial title, monograph or event: O processo de RVCC de Nível Secundário e a orientação para a aprendizagem ao longo da vida
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Esta investigação teve como principal objectivo conhecer a influência do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de Nível Secundário (RVCC-NS) na atitude perante a aprendizagem ao longo da vida dos adultos que o realizaram. Para esse efeito, em termos metodológicos, recorreu-se a uma abordagem que combinou técnicas qualitativas com um plano de investigação quantitativo não experimental. Por conseguinte, realizaram-se entrevistas semi-estruturadas a profissionais de RVC que exercem funções em quatro Centros Novas Oportunidades da região de Leiria e inquiriu-se uma amostra constituída por 67 adultos que tinham concluído o processo de RVCC-NS, nos Centros Novas Oportunidades da região referida, através de um questionário elaborado para o efeito, com base nos resultados das entrevistas e na revisão da literatura. A análise dos resultados permitiu-nos concluir, pela via qualitativa e pela estatística descritiva que os adultos percepcionam diversas alterações positivas, nomeadamente, na motivação para continuar a aprender ao longo da vida, alguma evolução na capacidade reflexiva (que lhes permite interpretar o mundo de forma diferente) e uma grande valorização pessoal decorrente das experiências que o processo proporcionou. Das seis hipóteses de investigação definidas e testadas duas foram validadas, permitindo concluir, no âmbito da amostra estudada, que os adultos que apresentam mais motivação e vontade de aprender no início do processo de RVCC, são os que mais declaram pretender continuar a estudar, findo o mesmo, e que os que encaravam o processo como desafiante igualmente desde o início são os que se consideram significativamente mais valorizados, em termos pessoais, após a sua finalização. Deste modo, o nosso estudo, por um lado, valida o impacto significativo do processo de RVCC-NS na atitude perante a aprendizagem ao longo da vida dos adultos que o concluíram e, por outro lado, evidencia que a disposição inicial dos adultos é um factor significativamente relacionado com as atitudes dos mesmos após o processo ter sido finalizado. São também discutidas as implicações para investigações futuras e as limitações do estudo.
The main object of the present research has been to assess the influence of the Recognition, Validation and Certification of Competences process – Secondary Education Level (RVCC-NS) in the attitude towards lifelong learning of the adult learners who have been enrolled in it. To achieve that aim, in methodological terms, an approach was used which combined qualitative techniques with a quantitative non-experimental research design. Therefore, semi-structured interviews were hold with RVC professionals who carry out functions in four of the Centros Novas Oportunidades (New Opportunities Centres) in the region of Leiria. Also, a sample of 67 adults – who had completed the process of RVCC-NS in the Centros Novas Oportunidades of the aforementioned region – were inquired, using a questionnaire previously prepared for the purpose, which was based on the results of the interviews and literature review. The results obtained allowed us to conclude, through a qualitative analysis and a descriptive statistic, that adults perceive diverse positive changes, particularly in the motivation to continue learning throughout life, some degree of evolution in their reflective capacity (which enables them to interpret the world differently) and a high personal appreciation resulting from the experiences provided by the process. From the six defined and tested research hypotheses two were validated, allowing the conclusion, within the studied sample, that the adults who are more motivated and more willing to learn early in the RVCC process, are the ones who state that they want to continue studying after the process is finished; and that those adults who viewed the process as challenging from the beginning are also those who consider themselves extensively more valued on a personal basis after its completion. Thus, this research/study, on the one hand, validates the significant impact of the RVCC-NS process in the attitude towards lifelong learning of adults who concluded it; on the other hand, it shows that the adults’ initial mood is a significant factor in terms of the attitudes of the same adults after the process has been concluded. The implications for future research and limitations of this study are also discussed.
L’objectif principal de cette recherche était de déterminer l'influence du processus de Reconnaissance, de Validation et de Certification de Compétences au Niveau Secondaire (RVCC-NS) sur l’ attitude envers l’apprentissage tout au long de la vie de la part des adultes qui l’ont subi. À cet effet, et en ce qui concerne la méthodologie, on a eu recours à une approche combinant des méthodes qualitatives et un plan de recherche quantitatif non expérimental. On a donc mené des interviews semi-structurées à des professionnels de RVC exerçant des fonctions dans quatre Centros de Novas Oportunidades de la région de Leiria ainsi qu’une enquête auprès d'un échantillon de 67 adultes qui ont achevé le processus de NS-RVCC dans les mêmes Centros. L’enquête a été réalisée au moyen d'un questionnaire élaboré à cet effet, sur la base des résultats des entrevues et de la révision de la littérature. L’analyse des résultats obtenus a permis de conclure, par la voie qualitative et par la statistique descriptive, que les adultes perçoivent de nombreux changements positifs, en particulier, la motivation pour continuer à apprendre tout au long de la vie, une certaine évolution dans leur capacité de réflexion (ce qui leur permet d'interpréter le monde autrement) et une grande valorisation personnelle en conséquence de l'expérience fournie par le processus. Deux des six hypothèses de recherche définies et testées ayant été validées, il est possible de conclure, en ce qui concerne l’échantillon étudié, que les adultes présentant plus de motivation et d’envie d’apprendre au début du processus de RVCC sont ceux qui déclarent davantage leur intention de continuer à étudier par la suite. De même, les adultes qui, dès le début, envisageaient le processus comme un défi sont ceux qui se considèrent, de manière significative, plus valorisés après l’avoir conclu. Ainsi, d'une part, notre étude valide l'impact significatif du processus de RVCC-NS sur l'attitude envers l'apprentissage tout au long de la vie des adultes qui l’ont terminé, et, d’autre part, met en évidence que la disposition initiale des adultes est un facteur significativement lié à leurs attitudes après la conclusion de ce processus. Finalement, les implications pour des recherches futures et les limitations de notre étude sont aussi discutées.
Description: Dissertação de Mestrado em Gestão Escolar, apresentada às Faculdades de Psicologia e Ciências da Educação e de Economia da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/15633
Rights: openAccess
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