Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/15594
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarreira, Carlos Manuel Folgado-
dc.contributor.authorNeves, Elisabete Ferreira das-
dc.date.accessioned2011-07-28T09:23:33Z-
dc.date.available2011-07-28T09:23:33Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/15594-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação, especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractAo consultarmos a vasta bibliografia existente sobre a avaliação do desempenho docente, constatamos que a mesma faz referência a diferentes modelos, sustentados por dois objectivos centrais: a responsabilização ou prestação de contas e o desenvolvimento profissional, perspectivando, neste caso, a auto-avaliação como um processo através do qual os docentes apoiam e promovem o seu desenvolvimento profissional. É neste último objectivo que centramos toda a nossa atenção e procuramos dar resposta à seguinte questão: Como se pode fazer da auto-avaliação uma estratégia de desenvolvimento profissional? É nossa convicção, e na esteira dos autores referenciados ao longo do nosso estudo, que as escolas podem melhorar o seu desempenho, pelo recurso a um processo integrado de avaliação, onde a avaliação do desempenho dos docentes e a auto-avaliação interna das escolas se cruzam e complementam pois, ambas, possuem a mesma finalidade – garantir o sucesso educativo e a melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos. Focalizados neste propósito fizemos a tradução e adaptação da escala de autoavaliação, que integra o livro "Modelo para autoevaluar la prática docente", de Díaz Alcaraz (2007), destinada aos professores do Ensino Básico (1º/2º/3º Ciclos) e, através de um inquérito, questionamos os professores sobre a pertinência e a utilidade da referida escala para a formação de uma cultura auto-avaliativa nas nossas escolas. Embora estejamos cientes de que não existe uma estratégia única que possa proporcionar toda a informação para auto-avaliar o trabalho docente consideramos que esta escala de auto-avaliação é um instrumento que permite concretizar as três funções básicas que a avaliação do desempenho docente deve ter: diagnosticar, dar retorno avaliativo e favorecer o desenvolvimento profissional dos docentes. Desejamos, por isso, que o nosso estudo seja um contributo válido para o aprofundamento do processo de reflexão em torno da auto-avaliação, do seu propósito formativo, constituindo uma verdadeira oportunidade de melhoria do desempenho docente.por
dc.description.abstractIf we consult the existent extensive bibliography about the evaluation of teachers’ performance, we will realize that it refers to different models supported by two main aims: the responsibility or accountability as well as the professional development, putting in perspective, in this case, self-evaluation as a process through which teachers support and promote their professional development. We focus on this last aim and try to answer the following question: How to turn self-evaluation into a professional development strategy? We believe, and according with the authors mentioned throughout this study, that schools can improve their performance, by using an integrated process of evaluation, where the evaluation of teachers’ performance and the internal evaluation of schools cross and complete in the way they both seek the same aim – to guaranty the educative success and the improvement of the quality of students’ learning. Having this purpose in mind we did the translation and the adaptation of the selfevaluation scale, in the book "Modelo para autoevaluar la prática docente", by Díaz Alcaraz (2007), addressed to elementary and middle school teachers and, through the use of a survey we inquire teachers about how relevant and useful the mentioned scale is to the creation of a self-evaluation culture within our schools. Although we are aware that there isn’t a unique strategy to provide all the information to self-evaluate the teachers’ work, we consider that this self-evaluation scale is an instrument that allows to achieve the three basic functions the evaluation of teachers’ performance should have: diagnose, assess and promote individual development. We wish, therefore, our study to be a valid contribution to the analysis of the reflection process on self-evaluation, its formative purpose and faced as a true opportunity to improve teachers’ professional performance.por
dc.description.abstractEn consultant la vaste bibliographie existante concernant l’évaluation des enseignants, nous percevons qu’elle se rapporte à des modèles différents, soutenus par deux objectifs centraux : la responsabilisation ou reddition de comptes et le développement professionnel, mettant en perspective, dans ce cas, l’auto-évaluation en tant que procès qui permet aux enseignants d’appuyer et de promouvoir leur développement professionnel. C’est sur ce dernier objectif que nous centrons toute notre attention et que nous essayons de répondre à la question : Comment peut-on utiliser l’auto-évaluation comme stratégie de développement professionnel ? Nous croyons, allant sur la trace des auteurs rapportés tout au long de cette étude, que les écoles peuvent améliorer leur performance, en adoptant un procès intégré d’évaluation, où l’évaluation de la performance des enseignants et l’auto-évaluation interne des écoles se croisent et se complètent, puisque toutes les deux ont le même but – garantir le succès éducatif et l’amélioration de la qualité des apprentissages des élèves. Pour atteindre cet objectif, nous avons fait la traduction et la adaptation de l’échelle d’auto-évaluation, qui fait partie du livre "Modelo para autoevaluar la prática docente", de Díaz Alcaraz (2007), adressée aux enseignants de l’école élémentaire et du collège et à travers une enquête nous questionnons les enseignants sur la pertinence et l’utilité de cette échelle pour la formation d’une culture auto-évaluative de nos écoles. Malgré la conscience de l’inexistence d’une stratégie unique capable de fournir toute l’information pour auto-évaluer le travail de l’enseignant, nous considérons que cette échelle d’auto-évaluation est un outil qui permet accomplir les trois principales fonctions que l’évaluation de la performance des enseignants doit avoir : diagnostiquer, donner du feedback et favoriser le développement individuel. Ceci dit, nous désirons que notre étude soit une contribution positive pour l’approfondissement du procès de réflexion sur l’auto-évaluation, de son axe formatif et vue comme une vraie opportunité pour améliorer la performance professionnel de l’enseignant.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAuto-avaliaçãopor
dc.subjectAvaliação de desempenho, professorpor
dc.titleEstudo de uma escala de auto-avaliação da prática docente: contributos para o desenvolvimento profissionalpor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleEstudo de uma escala de auto-avaliação da prática docente: contributos para o desenvolvimento profissionalpor
dc.peerreviewedNopor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6137-2842-
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese.pdf3.77 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato simples

Visualizações de página 5

1.384
Visto em 16/jul/2024

Downloads 50

807
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.