Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15561
Title: Ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes :impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionados
Authors: Oliveira, Patrícia Almeida 
Orientador: Borges, Graciete Franco
Issue Date: 2010
Serial title, monograph or event: Ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes:impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionados
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O propósito deste estudo consistiu em examinar o impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionados no ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes. A amostra é constituída por 153 sujeitos (87 do género masculino e 66 do género feminino), a frequentar o 5.º e 6.º ano de escolaridade de uma Escola Secundária com 2.º e 3.º Ciclo, de S. João da Madeira. Foram administradas cinco escalas cuja adaptação portuguesa foi utilizada pela primeira vez neste estudo: As Pessoas da Minha Vida - PMV (adaptação da Social Support Scale for Children, Harter, 1985); Questionário de Avaliação da Personalidade – QAP (adaptação do Child PAQ, Rohner, 2004); Percepção da Atitude do Pai – PAP e Percepção da Atitude da Mãe – PAM (adaptação do Child PARQ: Mother e do Child PARQ: Father – short forms, Rohner, 2004); Avaliação da Conduta do/a Aluno/a – ACA (adaptação do TESC, Rohner, 2008). A análise dos resultados obtidos demonstrou que a aceitação parental e a rede de suporte extra-familiar percepcionadas estão associadas positivamente ao ajustamento psicológico e académico dos/as pré-adolescentes, apontando para a relevância da responsividade dos contextos relacionais.
The goal of this research is to assess the impact of parental acceptance versus rejection and of social support’s perceptions on pre-adolescents’ personal and academic adjustment. The sample includes 153 subjects (87 males and 66 females) attending the 5th and 6th year in a secondary school (with 2nd and 3rd cycle) of S. João da Madeira. We used five scales adapted to Portuguese version for the first time: As Pessoas da Minha Vida - PMV (Portuguese adaptation of Social Support Scale for Children, Harter, 1985); Questionário de Avaliação da Personalidade – QAP (Portuguese adaptation of Child PAQ, Rohner, 2004); Percepção da Atitude do Pai – PAP and Percepção da Atitude da Mãe – PAM (Portuguese adaptations of Child PARQ: Mother and Child PARQ: Father – short forms, Rohner, 2004); Avaliação da Conduta do/a Aluno/a – ACA (Portuguese adaptation of TESC, Rohner, 2008). The analysis of the results showed that parental acceptance and extra-familiar social support perceptions are positively associated with pre-adolescents’ psychological and academic adjustment, pointing out to the relevancy of contextual affordance
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/15561
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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