Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10316/15408
Title: | O apoio de alunos universitários aos seus pares na educação para a saúde : um estudo exploratório | Authors: | Pires, Tânia Sofia Moreira | Orientador: | Dias, Maria da Luz Vale Pereira, Anabela Maria de Sousa |
Issue Date: | 2010 | Abstract: | O Apoio de Pares na Educação para a Saúde tem demonstrado ser
uma estratégia de Promoção da Saúde e Bem-estar eficaz. Contudo, são
ainda reduzidos os estudos sobre esta temática, no nosso país.
A presente investigação procurou entender se os alunos universitários
ajudam os seus pares e se são também eles próprios ajudados no que diz
respeito a questões/problemas de Saúde. Pretendeu, ainda, perceber a
importância do Peer Counselling no nível de stresse auto-percepcionado e
no nível de bem-estar dos alunos.
Foram inquiridos cento e sessenta e seis estudantes da Universidade
de Coimbra, os quais responderam ao Questionário do Aluno na Educação
para a Saúde dos Pares (construído no âmbito deste estudo), à escala de
Identificação dos Factores de Stresse em Estudantes Universitários (Pereira
et al., 2003) e à Escala de Medida de Manifestação de Bem-Estar (Massé et
al., 1998; versão portuguesa: Monteiro, Tavares & Pereira, 2005).
A partir dos dados recolhidos, verificamos que uma grande parte dos
alunos da amostra já ajudou amigos/colegas a enfrentar problemas de saúde
física e/ou mental e que também a maioria deles já recebeu ajuda.
Especificamente, os alunos que apoiaram colegas a enfrentar um problema
de saúde física sentem-se úteis, capazes de encontrar resposta para os seus
próprios problemas e preocupações e revelam sentir-se bem e em paz
consigo próprios. Para além disso, o facto de terem ajudado colegas a
enfrentar um problema de saúde mental faz com que se sintam mais
confiantes. Verificamos também que os alunos que apresentaram níveis de
stresse mais baixos foram os que se envolveram no processo de ajuda ao
outro ou que receberam ajuda.
São referidas algumas implicações deste estudo para mudar
comportamentos de risco e promover a saúde em contexto de Ensino
Superior através da intervenção dos pares. The Peer Support in Health Education has been shown to be an effective strategy for Health Promotion and Well-being. Yet, studies on this subject are still limited in our country. The present investigation sought to understand whether university students help their peers and are also helped themselves in relation to issues/problems of Health. It intended also to understand the importance of Peer Counselling in the level of self-perceived stress and level of well-being of students. We interviewed one hundred sixty-six students at the University of Coimbra, who answered the Student Questionnaire in Peer Health Education (which was constructed in this study), the scale of Identification of Factors of Stress in University Students (Pereira et al., 2003) and the Well-Being Manifestation Measure Scale (Massé et al., 1998; Portuguese version: Monteiro, Tavares & Pereira, 2005). From the data collected, we found that a large proportion of the students has helped friends/colleagues to face problems of physical and/or mental disabilities and also most of them have received help. Specifically, students who supported colleagues to experience a physical health problem they feel useful; capable of finding answers to their own problems and concerns; and show to feel good and at peace with themselves. In addition, the fact that they helped colleagues to face a mental health problem makes them feel more confident. We also noticed that students who had lower levels of stress were those who were involved in the process of helping each other or receiving help. Some implications of this study are refered in order to change risky behaviors and promote health in the Higher Education context through the peer intervention. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento sob a orientação da Professora Doutora Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale Dias e sob a co-orientação da Professora Doutora Anabela Maria de Sousa Pereira. | URI: | http://hdl.handle.net/10316/15408 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tânia Pires.pdf | 673.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
384
checked on Sep 25, 2023
Download(s)
10
checked on Sep 25, 2023
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.