Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15340
Title: A influência do encorajamento verbal a da recompensa no desempenho do teste de Wingate em adolescentes
Authors: Pombo, Simão Pedro da Silva 
Orientador: Fonseca, Pedro
Keywords: Teste de Wingate; Vias Anaeróbias; Adolescentes
Issue Date: 2005
Abstract: Este estudo teve como objectivo analisar os efeitos da recompensa e encorajamento verbal no desempenho do teste do Wingate, sendo analisadas as seguintes variáveis, Peak Power, Mean Power, Índice de Fadiga, e Trabalho Total. Trinta sujeitos do sexo masculinos, com uma média de idades de 15,6 anos submeteram-se por duas vezes à realização do WAnT. Numa primeira situação, todos os sujeitos realizaram o teste do WAnT numa situação estandardizada, em que não foi fornecido qualquer tipo de encorajamento ou recompensa. Na segunda deslocação ao laboratório os indivíduos realizavam o teste consoante o grupo em que se integravam, ou seja, os elementos pertencentes ao grupo de controlo (10 sujeitos) realizavam o teste da mesma forma que tinham efectuado na primeira deslocação, os elementos pertencentes ao grupo experimental I (encorajamento) realizavam o teste com o fornecimento de encorajamento, e o grupo experimental II (recompensa) realizavam o teste nas mesma condição que o primeiro sendo, no entanto, era proposta uma recompensa (antes de se dar inicio à execução do protocolo) aos sujeitos, para que estes conseguissem superar o desempenho inicial de Peak Power e Mean Power. No grupo de controlo não se verificaram diferenças significativas para todas as variáveis (Peak Power, Mean Power, Índice de Fadiga e Trabalho Total), do primeiro para o segundo momento. O encorajamento verbal resultou em valores significativamente superiores (P< 0,05) para o Peak Power (640,0 ± 74,26w vs 682,8 ± 80,3w). Da mesma forma, a utilização de recompensa produziu valores significativamente superiores (P< 0,05) para o Peak Power (569,2 ± 139,4w vs 611,0 ± 130,17w), tendo ainda sido verificado um aumento significativo (P< 0,05) para o Índice de Fadiga (33,0 ± 6,53 vs 37,5 ± 5,66). Os resultados sugerem que, numa população masculina adolescente, a administração de encorajamento verbal e recompensa afectam o desempenho do WAnT, provocando um incremento no Peak Power. Verifica-se ainda que o Índice de Fadiga, sofre um aumento quando a recompensa é proposta.
Description: Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/15340
Rights: openAccess
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