Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15192
Title: Barack Obama : análise da cobertura jornalística brasileira e portuguesa acerca da identidade étnica construída durante a campanha presidencial
Authors: Cambraia, Cláudia Fabiane da Costa 
Orientador: Cunha, Isabel Maria Ribeiro Ferin
Gómez de la Torre, Alberto Efendy Maldonado
Keywords: Obama, Barack, 1961- -- obra; Obama, Barack, 1961- -- cobertura jornalistica brasileira; Obama, Barack, 1961- -- cobertura jornalistica portuguesa; Afro-americano -- Estados Unidos da América; Comunicação social -- Portugal -- 2008; Comunicação social -- Brasil -- 2008; Eleições -- Estados Unidos da América -- 2008
Issue Date: 2010
Citation: Cambraia, Cláudia Fabiane da Costa - Barack Obama : análise da cobertura jornalística brasileira e portuguesa acerca da identidade étnica construída durante a campanha presidencial. Coimbra : [ed. do autor], 2010
Abstract: A presente dissertação tem por objetivo investigar como a identidade étnica do candidato Barack Obama foi discutida nos meios de comunicação durante a campanha presidencial norte-americana de 2008. O objetivo principal do trabalho é analisar como a questão racial foi apresentada nas reportagens. Para identificar as temáticas e discussões que foram produzidas sobre o candidato, optou-se como método a análise de discurso das peças jornalísticas das revistas Visão, de Portugal, e Veja, do Brasil. As reportagens selecionadas correspondem aos meses de junho a novembro de 2008, período em que Barack Obama ganhou a Convenção do Partido Democrata, até a vitória à presidência. O principal critério para escolha das peças foi o candidato ser protagonista das reportagens. Sendo assim, o corpus ficou constituído de quatorze textos jornalísticos, sendo sete reportagens da Revista Veja e sete da Revista Visão. A partir desse material, investigamos o conteúdo das peças jornalísticas, identificando as marcas que remetem a identidade étnica do candidato. Este estudo foi dividido em três capítulos. O primeiro capítulo apresenta uma retrospectiva da história dos Estados Unidos da América e os principais acontecimentos de sua sociedade. Além disso, neste capítulo, contextualizamos a trajetória política e social dos afro-americanos e as principais lutas e questões que envolvem este segmento da sociedade. O segundo capítulo destina-se ao enquadramento teórico do trabalho, apresentam-se os principais conceitos desta pesquisa: globalização e identidade. O terceiro capítulo versa sobre o objeto empírico. Trata-se de uma breve apresentação dos meios de comunicação que utilizamos no trabalho, a vida pessoal e política de Barack Obama e a apresentação e análise interpretativa das reportagens. Por fim, nas considerações finais, constatamos que a identidade étnica de Barack Obama foi questão central durante a cobertura jornalística dos meios de comunicação, seja tal problemática identitária abordada de maneira explícita ou implícita.
This dissertation aims at investigating how the then candidate Barack Obama´s ethnic identity has been discussed in the media during the 2008 north-american presidential campaign. The main aim of this study is to analyze how the racial issue has been presented in the reports. In order to identify the themes and discussions that have been produced about the candidate, the method chosen has been the discourse analysis of the journalistic works present in Visão (Portugal) and Veja (Brasil) magazines. The selected reports correspond to the months from June to November, a time in which Barack Obama has won the Convention of the Democratic Party until the elections victory. The main criterium for the choice of the reports was the candidate being their protagonist. In this sense, the corpus has been constituted by fourteen journalistic texts, being seven of them, reports from Veja and the other seven, from Visão. With this material in hands, we researched the content of such journalistic reports, identifying the traces that take us back to the candidate´s ethnic identity. This study has been divided in three chapters. The first one presents a historical retrospective of the history of the United States of America and its main social happenings. Furthermore, in this chapter, we also contextualize the sociopolitical journey of the African American people, its main struggles and issues surrounding them. The second chapter has to do with a theoretical framework which presents this research´s main concepts: globalization and identity. The third chapter is about the empirical object. It is a brief display of the media used in this work, as well as Barack Obama´s personal and political life and the presentation and interpretative analysis of the reports. At last, in the final considerations, we attest to the fact that Barack Obama´s ethnic identity was a central matter to the media´s journalistic couverage, being the identity issue dealt with explicit or implicitly.
Description: Dissertação de mestrado em Comunicação e Jornalismo (Jornalismo Impresso), apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/15192
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Comunicação - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
dissertação-Cláudia Cambraia.pdf150.05 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.