Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/14586
Título: | Dificuldades de aprendizagem de programação de computadores : contributos para a sua compreensão e resolução | Autor: | Gomes, Anabela de Jesus | Orientador: | Mendes, António José | Palavras-chave: | Programação de computadores -- aprendizagem | Data: | 15-Dez-2010 | Citação: | GOMES, Anabela de Jesus - Dificuldades de aprendizagem de programação de computadores : contributos para a sua compreensão e resolução [em linha]. Coimbra : [s.n], 2010. [Consult. Dia Mês Ano]. Tese de doutoramento. Disponível na WWW:<http://hdl.handle.net/10316/14586> | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Dificuldades de aprendizagem de programação de computadores : contributos para a sua compreensão e resolução | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | As dificuldades existentes na aprendizagem da programação sugerem a existência de uma diversidade de défices em diferentes níveis, às quais os métodos de ensino e aprendizagem clássicos parecem não dar uma resposta suficientemente eficaz. A importância do problema já foi universalmente reconhecida, havendo diversas áreas e subáreas de investigação dedicadas ao assunto. Neste trabalho investigámos alguns aspectos teóricos que nos pareceram mais pertinentes para o entendimento deste problema, nomeadamente questões relativas à capacidade de resolução de problemas, aos estilos de aprendizagem, bem como à utilização de elementos de apoio ao ensino de que se destacam a utilização de taxonomias de objectivos educacionais ou ferramentas informáticas de apoio ao ensino da programação. Após algumas investigações que nos permitiram colocar determinadas conjecturas teóricas realizámos um conjunto de estudos de forma a fundamentá-las. Uma vez que o problema é complexo, utilizámos uma metodologia de triangulação, através da utilização de múltiplos métodos sobre uma série de estudos que ao longo do tempo foram acumulando alguma evidência. Ao juntar e comparar múltiplas fontes de dados umas com as outras e confrontando os métodos foi possível corroborar algumas das conjecturas inicialmente colocadas. Terminamos o trabalho com um conjunto de recomendações e estratégias de ensino e aprendizagem que julgamos contribuir para atenuar o problema. Não é nossa convicção que a aplicação dessas propostas permita transformar qualquer aluno num programador brilhante. No entanto pensamos que a sua prossecução poderá fornecer uma boa estruturação para que um aluno regular, desde que fortemente motivado, possa compreender os conhecimentos básicos e aprender estratégias para realizar com sucesso as disciplinas introdutórias de programação. | Descrição: | Tese de doutoramento em Engenharia Informática, elaborada sob a orientação do Professor Doutor António José Mendes, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/14586 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FCTUC Eng.Informática - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TeseDoutoramento.pdf | 7.21 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.