Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/14469
Title: Gestão financeira a curto prazo
Authors: Costa, André Filipe Ferreira da 
Orientador: Gama, Paulo
Santos, Gonçalo
Issue Date: 10-Dec-2010
Publisher: FEUC
Citation: COSTA, André Filipe Ferreira da - Gestão financeira a curto prazo [em linha]. Coimbra : [s.n], 2010. [Consult. Dia Mês Ano]. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW:<http://hdl.handle.net/10316/14469>
Abstract: O estágio por mim realizado ocorreu na EQUIPAN - Comércio, Produtos, Indústria Alimentar, Lda., um grossista de matérias-primas para as indústrias da panificação e pastelaria, e que têm na sua carteira de clientes, micros e pequenas empresas, do distrito de Coimbra e algumas partes dos distritos de Leiria e Aveiro. O objectivo deste estágio centrou-se na criação de um “departamento” financeiro, visto a empresa se encontrar um pouco desorganizada neste capítulo, e teve como principais medidas de acção: uma análise à empresa através de um conjunto de indicadores financeiros; a execução da conciliação bancária para um maior controlo interno dos movimentos efectuados com vista a um aumento do nível de segurança; e a elaboração “de raiz” de um programa em Excel para uma gestão financeira a curto prazo através de um controlo mais eficiente da tesouraria. Neste relatório é analisado o tópico “Gestão Financeira a curto prazo”, onde se aborda: a importância de realizar uma gestão previsional para melhorar o desempenho da gestão de tesouraria; o activo corrente, em especial as disponibilidades (os seus modelos de gestão e as aplicações quando ocorrem excessos) e o passivo corrente; a necessidade de efectuar um planeamento financeiro de curto prazo que se insira na estratégia e política de longo prazo; o orçamento de tesouraria, que permite o conhecimento antecipado dos prováveis fluxos de tesouraria e das melhores soluções para possíveis problemas; as diferentes fontes de financiamento disponíveis no mercado de curto prazo, e a obrigatoriedade de se proceder a um rigoroso controlo financeiro para evitar desvios ao planeamento financeiro (elaborado anteriormente). Este estágio foi realmente gratificante porque permitiu pôr em prática conhecimentos obtidos durante o 1º e 2º ciclo de Gestão, com destaque para disciplinas da área financeira e das tecnologias da informação. Além disso, desenvolvi novas competências e ampliei outras que já possuía. Foi igualmente enriquecedor a comparência, por incentivo da Equipan, na conferência “Novas formas de financiamentos às Pme’s” na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra com notáveis oradores.
Description: Relatório de estágio no âmbito do mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/14469
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Gestão financeira a curto prazo.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 1

2,769
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 5

6,455
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.