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Title: O papel da educação parental no comportamento anti-social dos adolescentes
Authors: Martinho, Lúcia Vanessa Fernandes 
Orientador: Dias, Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale
Keywords: Educação parental; Comportamento anti-social -- adolescente
Issue Date: 2010
Citation: Martinho, Lúcia Vanessa Fernandes - O papel da educação parental no comportamento anti-social dos adolescentes. Coimbra: [ed. autor], 2010
Abstract: O comportamento anti-social dos jovens tem aumentado nos últimos anos em frequência e em gravidade. Neste sentido, o presente estudo visa analisar o papel da educação parental no comportamento anti-social dos adolescentes. Para a concretização desta investigação socorremo-nos de uma amostra de 100 jovens, residentes em Coimbra e na Figueira da Foz. A maioria dos questionários foi aplicada em contexto escolar. Os instrumentos de recolha de dados foram a Escala de Estilos Educativos Parentais (versão para filhos) da autoria de Oliveira (1994) e a adaptação portuguesa do Questionário de Comportamentos Anti-Sociais referidos pelos próprios adolescentes (SRA), originalmente elaborado por Loeber e colaboradores (1989; adaptação portuguesa, por Fonseca e colaboradores, 1995). Também recolhemos informação contextual pertinente à nossa análise (idade, ano de escolaridade, género, estrutura familiar de co-habitação e profissão dos pais). Os resultados obtidos aludem que existe uma relação significativa entre a educação parental e o comportamento anti-social (quanto mais positiva a educação parental, menor tende a ser o comportamento anti-social em adolescentes). Além disso, apesar as opiniões diversas acerca da influência dos contextos socioeconómicos e da estrutura familiar de co-habitação nas práticas anti-sociais, uma intervenção mais completa, no sentido de prevenção junto dos jovens, deveria integrar todas estas variáveis.
Juvenile antisocial behavior has increasing in the last years, so in frequency as in gravity. In this way, the present study has in view to analyse the role of parental education in adolescents’ antisocial behavior. To make real this investigation we used one sample of 100 adolescents, residents in Coimbra and Figueira da Foz. The questionnaires were all above applied in school context. The instruments of data collect were: the Escala de Estilos Educativos Parentais (children version), from Oliveira (1994) and the portuguese adaptation of Self-Report Antisocial Behavior Questionnaire (SRA), originally prepared by Loeber and cols. (1989; Portuguese adaptation by Fonseca and cols., 1995). We also collected contextual information relevant to our analysis (age, school grade, sex, familiar aggregate and parents profession). Our results point to a significant relation between parental education and antisocial behavior (the more positive parental education, the less is antisocial behavior in adolescents). Moreover, although the different theories about the influence of socioeconomic patterns and familiar aggregate in antisocial behavior, one more complete intervention, in order to make real prevention among juvenile subjects, should include all of these variables.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/14232
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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