Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/14206
Title: Desajustamento psicológico da criança : estudo da sua relação com a rejeição parental percepcionada, conduta disruptiva e variáveis sociobiográficas da família
Authors: Correia, Teresa Alves 
Orientador: Borges, Graciete Franco
Keywords: Psicologia da criança; Relação pais-filhos -- criança
Issue Date: 2010
Citation: CORREIA, Teresa Alves - Desajustamento psicológico da criança : estudo da sua relação com a rejeição parental percepcionada, conduta disruptiva e variáveis sociobiográficas da família [em linha]. Coimbra : [s.n], 2010. [Consult. Dia Mês Ano]. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW:<http://hdl.handle.net/10316/14206>
Abstract: Com base na Teoria da Aceitação-Rejeição Parental - PARTheory - Rohner (2004), o objectivo desta investigação consistiu em analisar a relação entre a rejeição parental percepcionada pela criança, o seu desajustamento psicológico e a conduta disruptiva, comparando os resultados de um grupo clínico e de um grupo controlo, a fim de verificar se os problemas de instabilidade emocional concomitantes a situações de divórcio dos pais e/ou dificuldades académicas/de aprendizagem do grupo clínico teriam subjacentes níveis mais elevados de rejeição parental percepcionada, de desajustamento psicológico e de conduta disruptiva, comparativamente ao grupo controlo. O grupo clínico foi recolhido num centro de saúde da zona de Coimbra e o grupo controlo numa escola da mesma área geográfica, constituindo uma amostra de 28 crianças entre os 9 e 12 anos de idade. Para a recolha de dados foram utilizados dois questionários para a recolha de informação sociobiográfica de dados sobre o poder e prestígio atribuído às figuras parentais, além de quatro escalas de auto-resposta por parte da criança (PAM, PAP e QAP) e por parte de um dos progenitores ou cuidador significativo (ACF). Os instrumentos utilizados constituem adaptações portuguesas (Franco-Borges & Vaz Rebelo, 2009) das escalas de Rohner (2008). Os dados foram ao encontro das hipóteses formuladas, à excepção das relativas às variáveis sociobiográficas da família.
Based on the Parental Acceptance-Rejection Theory - PARTheory - Rohner (2004), the objective of this research was to study the relation between children’s parental rejection perception, their psychological maladjustment and disruptive behavior, comparing the results of a clinical group and a control group in order to check if the concomitant emotional instability problems to situations of parental divorce and / or academic difficulties / learning difficulties in the clinical group would have higher underlied levels of parental rejection perception, psychological maladjustment and disruptive behavior compared with the control group. The clinical group was gathered in a health care center in Coimbra and the control group in a school in the same geographical area, composing a sample of 28 children aged between 9 and 12 years old. The data were collected by two questionnaires about sociobiographic information and about the parental figures Power and Prestige, besides four scales for children’s self-response (PAM, PAP and QAP) and one scale for parent’s or significant caregiver’s self-response (ACF). The instruments used are Portuguese adaptations (Franco-Borges & Vaz Rebelo, 2009) from scales of Rohner (2008). The data confirmed the hipothesis, with execption from the ones about the family sociobiografic variables.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/14206
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Diss_mestrado_TeresaCorreia.pdf690.34 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

1,086
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

326
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.