Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/14205
Title: | Problemas emocionais na adolescência e a sua relação com o desempenho escolar | Authors: | Soares, Iolanda de Fátima Cabral | Orientador: | Dias, Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale | Keywords: | Perturbações emocionais -- adolescente; Desempenho escolar -- adolescente | Issue Date: | 2010 | Citation: | Soares, Iolanda de Fátima Cabral - Problemas emocionais na adolescência e a sua relação com o desempenho escolar. Coimbra, 2010 | Abstract: | O objectivo deste estudo é verificar a existência de uma relação entre os problemas emocionais, que poderão eventualmente aparecer durante a fase da adolescência, e o desempenho escolar do adolescente. Para tal, recorreu-se a uma amostra de 34 sujeitos das diferentes turmas do 9º ano de escolaridade, pertencentes ao Colégio São Teotónio, em Coimbra. Os dados foram obtidos através da adaptação portuguesa do questionário Youth Self-Report de Achenbach (1991) levada a cabo por Fonseca e Monteiro (1999) e do questionário Child Behavior Checklist de Achenbach (1991, adap. portuguesa, Fonseca et al., 1994).
Os resultados não confirmaram a relação analisada, tendo no entanto mostrado diferenças entre os sexos no que refere aos problemas emocionais. The goal of this study is to analyse if there is a relation between the emotional problems that can, eventually, show during adolescence phase and the academic performance of the adolescent. Therefore, we worked with a sample of 34 individuals of the different 9th grade classes of the São Teotónio‟s School of Coimbra. Data was collected using the Portuguese version of the Achenbach’s Youth Self Report (1991), by Fonseca and Monteiro (1999) and the Portuguese version of the Achenbach’s Child Behavior Checklist (1991), by Fonseca and cols. (1994). The results weren‟t confirmed the analysed relation, however showed differences between the sexes in relation to emotional problems. |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/14205 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Show full item record
Page view(s) 50
466
checked on Oct 16, 2024
Download(s) 50
352
checked on Oct 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.