Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/14201
Title: Educação e Desigualdades de Desenvolvimento à Escala Global - Uma análise Factorial Bivariada a partir do Relatório de Desenvolvimento Humano de 2007/2008
Authors: Fernandes, João Luís Jesus 
Keywords: Desigualdades territoriais e sociais; educação
Issue Date: Feb-2008
Publisher: Eumed.Net; Universidad de Málaga
Citation: FERNANDES, João Luís Jesus (2008); “Educação e Desigualdades de Desenvolvimento à Escala Global - Uma análise Factorial Bivariada a partir do Relatório de Desenvolvimento Humano de 2007/2008”, in Cuarto Encuentro Interdisciplinar sobre Educación, Cultura y Desarollo; Eumed.Net; Universidad de Málaga (CD-ROM) (ISBN – 13: 978-84-690-7870-9).
Serial title, monograph or event: Cuarto Encuentro Interdisciplinar sobre Educación, Cultura y Desarollo
Place of publication or event: Málaga
Abstract: Na actualidade, a educação e a formação ao longo da vida são dois conceitos fundamentais. A instabilidade e consequente imprevisibilidade do sistema global; os novos paradigmas de desenvolvimento; as novas exigências num mundo concorrencial, fazem dos recursos humanos um factor determinante no modo como, em cada território, se organiza uma interpretação activa do mundo contemporâneo. A educação é, por isso, um capital estratégico que distingue as populações conectadas e centrais, das excluídas e periféricas. Pelo método da Análise Factorial Bivariada, procura-se demonstrar que a variável educação faz parte de um complexo sistema que correlações múltiplas com indicadores de natureza demográfica, social e económica. Partindo dos dados globais publicados no Relatório de Desenvolvimento Humano de 2007/2008, este texto preocupa-se com as assimetrias mundiais nesta área mas também com a quantificação das interdependências entre as variáveis Literacia de Adultos, Produto Interno Bruto per capita, Índice de Fecundidade e Taxa de Mortalidade Infantil, quatro indicadores fundamentais para aferir do modelo de desenvolvimento de cada população e território. A contextualização teórica deste trabalho parte também de uma obra cinematográfica - O Quadro Negro, da realizadora iraniana Samira Makhmalbaf, uma das mais profundas reflexões sobre o valor mas também sobre as dificuldades de aquisição de competências educativas básicas em territórios de baixas densidades.
URI: http://hdl.handle.net/10316/14201
ISSN: 13: 978-84-690-7870-9
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Geografia - Artigos em Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Educação e Desigualdades de Desenvolvimento.pdf335.2 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

212
checked on May 27, 2020

Download(s) 20

814
checked on May 27, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.