Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/14201
Título: Educação e Desigualdades de Desenvolvimento à Escala Global - Uma análise Factorial Bivariada a partir do Relatório de Desenvolvimento Humano de 2007/2008
Autor: Fernandes, João Luís Jesus 
Palavras-chave: Desigualdades territoriais e sociais; educação
Data: Fev-2008
Editora: Eumed.Net; Universidad de Málaga
Citação: FERNANDES, João Luís Jesus (2008); “Educação e Desigualdades de Desenvolvimento à Escala Global - Uma análise Factorial Bivariada a partir do Relatório de Desenvolvimento Humano de 2007/2008”, in Cuarto Encuentro Interdisciplinar sobre Educación, Cultura y Desarollo; Eumed.Net; Universidad de Málaga (CD-ROM) (ISBN – 13: 978-84-690-7870-9).
Título da revista, periódico, livro ou evento: Cuarto Encuentro Interdisciplinar sobre Educación, Cultura y Desarollo
Local de edição ou do evento: Málaga
Resumo: Na actualidade, a educação e a formação ao longo da vida são dois conceitos fundamentais. A instabilidade e consequente imprevisibilidade do sistema global; os novos paradigmas de desenvolvimento; as novas exigências num mundo concorrencial, fazem dos recursos humanos um factor determinante no modo como, em cada território, se organiza uma interpretação activa do mundo contemporâneo. A educação é, por isso, um capital estratégico que distingue as populações conectadas e centrais, das excluídas e periféricas. Pelo método da Análise Factorial Bivariada, procura-se demonstrar que a variável educação faz parte de um complexo sistema que correlações múltiplas com indicadores de natureza demográfica, social e económica. Partindo dos dados globais publicados no Relatório de Desenvolvimento Humano de 2007/2008, este texto preocupa-se com as assimetrias mundiais nesta área mas também com a quantificação das interdependências entre as variáveis Literacia de Adultos, Produto Interno Bruto per capita, Índice de Fecundidade e Taxa de Mortalidade Infantil, quatro indicadores fundamentais para aferir do modelo de desenvolvimento de cada população e território. A contextualização teórica deste trabalho parte também de uma obra cinematográfica - O Quadro Negro, da realizadora iraniana Samira Makhmalbaf, uma das mais profundas reflexões sobre o valor mas também sobre as dificuldades de aquisição de competências educativas básicas em territórios de baixas densidades.
URI: https://hdl.handle.net/10316/14201
ISSN: 13: 978-84-690-7870-9
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Geografia - Artigos em Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Educação e Desigualdades de Desenvolvimento.pdf335.2 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

380
Visto em 16/abr/2024

Downloads 20

1.576
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.