Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/13869
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAzenha, Maria Emilia Dias Gonçalves-
dc.contributor.advisorGil, Francisco Paulo de Sá Campos-
dc.contributor.authorGonçalves, Paula Isabel Ferreira-
dc.date.accessioned2010-10-19T08:45:29Z-
dc.date.available2010-10-19T08:45:29Z-
dc.date.issued2010-09-
dc.identifier.citationGonçalves, Paula Isabel Ferreira - Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimbra, 2010en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/13869-
dc.description.abstractNo mundo actual a Ciência e a Tecnologia estão presentes na vida quotidiana do ser humano, desempenhando a escola um papel importante na promoção da literacia científica da sociedade. Os professores de Ciências devem contribuir para a compreensão da Ciência e da Tecnologia, das relações entre uma e outra e das suas implicações na Sociedade, devendo para isso pensar e orientar actividades lectivas que permitam ao aluno desenvolver determinadas atitudes, valores e capacidades que o ajudem a crescer a nível pessoal, social e profissional e que lhe permitam dar resposta às novas exigências da sociedade. Assim, foram desenvolvidos dois estudos, um ao nível do 8ºano e outro ao nível do 11ºano, onde se pretendeu motivar os alunos para o estudo das ciências e promover a mudança conceptual nos mesmos. Os dois estudos consistiram em adoptar metodologias diferentes no processo de ensino-aprendizagem, que contribuíssem para uma melhor compreensão dos conteúdos leccionados nas unidades temáticas Comunicações, no 11ºano e Reacções Químicas, no 8ºano. O primeiro estudo, realizado no 11ºano, tinha como papel fundamental a regulação do ensino e da aprendizagem, permitindo obter informação acerca da evolução do nível de conhecimentos que seriam atingidos por cada aluno e tomar decisões sobre a eficácia das metodologias utilizadas com vista ao seu reajustamento. Com o segundo estudo, realizado no 8ºano, pretendeu-se identificar quais as ideias prévias dos alunos sobre os conceitos de ácido, base, lei da conservação da massa e verificar como o trabalho laboratorial promove a motivação dos alunos, o desenvolvimento de competências científicas e da aprendizagem de conhecimentos conceptuais. PALAVRAS CHAVE: Educação em ciência, concepções prévias, actividades laboratoriais, mudança conceptual.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEnsino da física - 8º e 11º anosen_US
dc.subjectEnsino da química - 8º e 11º anosen_US
dc.titleRelatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundárioen_US
dc.typemasterThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCQC - Coimbra Chemistry Centre-
crisitem.advisor.researchunitCFisUC – Center for Physics of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9495-2592-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-7546-0288-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Paula Gonçalves.pdf2.85 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

610
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

484
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.