Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/13869
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Azenha, Maria Emilia Dias Gonçalves | - |
dc.contributor.advisor | Gil, Francisco Paulo de Sá Campos | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Paula Isabel Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2010-10-19T08:45:29Z | - |
dc.date.available | 2010-10-19T08:45:29Z | - |
dc.date.issued | 2010-09 | - |
dc.identifier.citation | Gonçalves, Paula Isabel Ferreira - Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimbra, 2010 | en_US |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/13869 | - |
dc.description.abstract | No mundo actual a Ciência e a Tecnologia estão presentes na vida quotidiana do ser humano, desempenhando a escola um papel importante na promoção da literacia científica da sociedade. Os professores de Ciências devem contribuir para a compreensão da Ciência e da Tecnologia, das relações entre uma e outra e das suas implicações na Sociedade, devendo para isso pensar e orientar actividades lectivas que permitam ao aluno desenvolver determinadas atitudes, valores e capacidades que o ajudem a crescer a nível pessoal, social e profissional e que lhe permitam dar resposta às novas exigências da sociedade. Assim, foram desenvolvidos dois estudos, um ao nível do 8ºano e outro ao nível do 11ºano, onde se pretendeu motivar os alunos para o estudo das ciências e promover a mudança conceptual nos mesmos. Os dois estudos consistiram em adoptar metodologias diferentes no processo de ensino-aprendizagem, que contribuíssem para uma melhor compreensão dos conteúdos leccionados nas unidades temáticas Comunicações, no 11ºano e Reacções Químicas, no 8ºano. O primeiro estudo, realizado no 11ºano, tinha como papel fundamental a regulação do ensino e da aprendizagem, permitindo obter informação acerca da evolução do nível de conhecimentos que seriam atingidos por cada aluno e tomar decisões sobre a eficácia das metodologias utilizadas com vista ao seu reajustamento. Com o segundo estudo, realizado no 8ºano, pretendeu-se identificar quais as ideias prévias dos alunos sobre os conceitos de ácido, base, lei da conservação da massa e verificar como o trabalho laboratorial promove a motivação dos alunos, o desenvolvimento de competências científicas e da aprendizagem de conhecimentos conceptuais. PALAVRAS CHAVE: Educação em ciência, concepções prévias, actividades laboratoriais, mudança conceptual. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.rights | openAccess | en_US |
dc.subject | Ensino da física - 8º e 11º anos | en_US |
dc.subject | Ensino da química - 8º e 11º anos | en_US |
dc.title | Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário | en_US |
dc.type | masterThesis | en_US |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
crisitem.advisor.dept | Faculty of Sciences and Technology | - |
crisitem.advisor.parentdept | University of Coimbra | - |
crisitem.advisor.researchunit | CQC - Coimbra Chemistry Centre | - |
crisitem.advisor.researchunit | CFisUC – Center for Physics of the University of Coimbra | - |
crisitem.advisor.parentresearchunit | Faculty of Sciences and Technology | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-9495-2592 | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0001-7546-0288 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Física - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório Paula Gonçalves.pdf | 2.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
655
checked on Oct 15, 2024
Download(s) 50
520
checked on Oct 15, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.