Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/13817
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dc.contributor.advisorAlmeida, Maria José Barata Marques de-
dc.contributor.authorCarvalho, Alexandra Maria Duarte Marques-
dc.date.accessioned2010-10-07T15:02:33Z-
dc.date.available2010-10-07T15:02:33Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationCarvalho, Alexandra Maria Duarte Marques - A escrita e a compreensão da física no 7º ano de escolaridade. Coimbra, 2010en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/13817-
dc.description.abstractTendo em conta um ensino com a finalidade de conseguir que os alunos aprendam cientificamente correcto, transformando as suas pré-concepções que nem sempre estão de acordo com o conhecimento científico em concepções cientificamente aceites, foram desenvolvidos dois trabalhos de investigação aplicados a alunos do 7.ºano de escolaridade, onde, com base numa análise das concepções prévias mais comuns nos alunos sobre os conceitos estudados se aplicaram diferentes estratégias de ensino. A primeira investigação pretendeu verificar qual a influência que a prática de levar um grupo de alunos a elaborar pequenas respostas por escrito a questões colocadas em sala de aula e em casa, relacionadas com os conteúdos acabados de ser leccionados, promove a compreensão de conceitos fundamentais na aprendizagem da Física. A análise desta investigação permitiu concluir que existiu uma evolução conceptual e uma capacidade de produção escrita mais significativa neste grupo de alunos. Destaca-se, então, a importância de criar na escola contextos de comunicação, onde se inserem projectos de escrita e onde a produção, pelos alunos, de escrita intencional e intercedida, se torne uma prática funcional e significativa na sua aprendizagem. Na segunda investigação um grupo de alunos realizou actividades laboratoriais participando de forma activa na sua realização, enquanto o outro grupo apenas assistiu às actividades laboratoriais realizadas pela professora. Pretendeu-se, assim, verificar qual a influência que a realização de actividades laboratoriais, pelo aluno, possa ter na aquisição e construção do seu conhecimento. Neste contexto, foi possível constatar que existiu uma evolução conceptual mais significativa no grupo de alunos que efectuam as actividades experimentais. Esta evolução está relacionada com a importância que reveste a realização de actividades laboratoriais por parte dos alunos, estes encaram e interiorizam as concepções teóricas de uma forma mais clara e objectiva, situação que não ocorre quando essa aprendizagem é feita observando a realização dessas actividades por parte do professor. PALAVRAS-CHAVE: pré-concepções, comunicação escrita, actividades laboratoriais, Terra no Espaço, Transformações Físicas e Químicas, mudança conceptual.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectAprendizagem - 3º ciclo do ensino básicoen_US
dc.subjectEnsino da física - terra no espaçoen_US
dc.subjectEnsino e aprendizagemen_US
dc.subjectRepresentação de conceitos através da escritaen_US
dc.titleA escrita e a compreensão da física no 7º ano de escolaridadeen_US
dc.typemasterThesisen_US
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado
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