Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/13787
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorProvidência, Constança-
dc.contributor.advisorPedrosa, Maria Arminda-
dc.contributor.authorSeco, Marta Cristina Simões Nogueira-
dc.date.accessioned2010-09-21T09:32:10Z-
dc.date.available2010-09-21T09:32:10Z-
dc.date.issued2010-07-
dc.identifier.citationSeco, Marta Cristina Simões Nogueira - Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de quimica no 3º ciclo do ensino secundário. Coimbra, 2010en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/13787-
dc.description.abstractNeste relatório apresenta-se o trabalho desenvolvido nas disciplinas de Projecto de Investigação Educacional I e Projecto de Investigação Educacional II do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Assim, considerando que desde a sua génese a Física e a Química procuram descrever, estudar e propor soluções para os diferentes problemas que surgiam ao Homem, enquanto entidade colectiva, procurou-se verificar até que ponto as estratégias e as metodologias utilizadas em contexto de sala de aula eram eficazes. Neste contexto, este trabalho apresenta-se dividido em cinco capítulos. No Capítulo I apresentam-se os conceitos utilizados em todo o trabalho. De seguida, no Capítulo II enunciam-se as metodologias utilizadas nos dois projectos de investigação educacional. Nos Capítulos III e IV apresenta-se o trabalho desenvolvido no âmbito das disciplinas Projecto de Investigação Educacional I e Projecto de Investigação Educacional II, respectivamente. Deste modo, no Capítulo III (relativo à disciplina Projecto de Investigação Educacional I) descreve-se o trabalho subordinado à Física. Nele encontram-se actividades práticas relacionadas com a sucessão das estações do ano, fases da Lua e eclipses (lunares e solares), bem como a apresentação, análise e discussão dos resultados obtidos. No Capítulo IV, sobre o Projecto de Investigação Educacional II, subordinado à Química, é abordada a problemática da energia e comportamentos sustentáveis. À semelhança do Capítulo III, apresentam-se, analisam-se e discutem-se os resultados obtidos. Por fim, no Capítulo V enunciam-se as limitações da investigação, assim como a sugestão de diferentes rumos de investigação. PALAVRAS-CHAVE: actividades práticas, sucessão das estações do ano, fases da Lua, eclipses, energia, comportamentos sustentáveis.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEnsino da física - 7º ano - cosmologiaen_US
dc.subjectEnsino da química - 7º ano - fontes e formas de energiaen_US
dc.subjectInvestigação - educaçãoen_US
dc.titleRelatório de estágio de mestrado em ensino de física e de quimica no 3º ciclo do ensino secundárioen_US
dc.typemasterThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCFisUC – Center for Physics of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6464-8023-
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado
Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
2. Relatório final_Corpo do texto.pdf1.23 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato simples

Visualizações de página 50

497
Visto em 16/jul/2024

Downloads

110
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.