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https://hdl.handle.net/10316/13456
Título: | A influência do Cristianismo no conceito de casamento e de vida privada na Antiguidade Tardia | Autor: | Dias, Paula Barata | Palavras-chave: | Cristianismo; Antiguidade Tardia; Monaquismo; Bíblia; S. Jerónimo; Continência; Casamento; Vida privada; Christianity; Late Antiquity; Monasticism; Bible; St. Jerome; Countenance; Marriage; Private life | Data: | 2004 | Editora: | Universidade de Aveiro. Departamento de Línguas e Culturas | Citação: | Ágora : estudos clássicos em debate. 6 (2004) 99-133 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Ágora : estudos clássicos em debate | Número: | 6 | Local de edição ou do evento: | Aveiro | Resumo: | O cristianismo contribuiu para a sobrevivência e a durabilidade de uma proposta
moral, social e jurídica sobre o casamento e a vida privada cujos primeiros contornos
germinaram no mundo romano pagão dos primeiros séculos da nossa Era e duraram, com
poucas oscilações, até aos nossos dias. Coube ao cristianismo, ao transformar-se na
religião oficial do mundo romano, tornar universal um modelo de vida que o paganismo
havia proposto apenas às elites romanas: o casamento de contornos jurídicos uniformes,
duráveis e reconhecidos pelo Estado, a família nuclear, a continência e o celibato são
aspectos que, acolhidos sem esforço pela mensagem religiosa cristã, se tornaram
dominantes porque a sociedade pagã já estava receptiva às novas propostas. As cartas de
S. Jerónimo são testemunho desta nova mentalidade que, ao mesmo tempo que sanciona a
intervenção pública, política ou religiosa, sobre a vida privada dos indivíduos, propaga
como vida perfeita a que se vive em celibato ou em continência. Christianity has contributed for the survival and enduring influence of a moral, social and legal view on marriage and private life whose foundations were laid in the pagan Roman world during the first centuries of our era and have lasted, with little oscillations, up to the present. It became the role of Christianity, by becoming the official religion in the Roman world, to give universal status to a lifestyle that paganism had merely proposed to Roman élites: the marriage with uniform, lasting and state- acknowledged juridical characteristics, the core family, countenance and celibacy are aspects that, having been effortlessly adopted by the Christian religious message, rapidly became dominant, pagan being as it was already eager for new proposals. St. Jerome’s letters bear witness to this new mentality that, while sanctioning public intervention, be it political or religious, on the individual’s private life, spreads countenance and celibacy as a model. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/13456 | ISSN: | 0874-5498 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FLUC Secção de Estudos Clássicos - Artigos em Revistas Nacionais |
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